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Seminário de Investigação e de Projeto II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
SPFF10 |
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Sigla: |
SIP2 |
Áreas Científicas: |
Formação Orientada para o Projeto |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
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Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular Seminário de Investigação e Projeto II tem como principais objetivos favorecer o aprofundamento do conhecimento dos formandos sobre aspetos chave da investigação em educação abordados em Seminário de Investigação e Projeto I e apoiá-los na concepção de um projeto de investigação ação considerando as suas diversas fases: (i) objetivos de investigação e intervenção; (ii) fundamentação teórica e contextual do projeto face ao problema identificado; (iii) planeamento da intervenção e do seu acompanhamento;(iv) planeamento da avaliação da investigação e da intervenção, tendo como referência mudanças desejadas; (v) identificação de possíveis obstáculos à implementação do projeto de investigação ação.
Conteúdos programáticos
• Investigação ação enquanto tipo de estudo: significado e etapas
• Construção do modelo de análise de dados: dos conceitos aos indicadores;
• Construção de instrumentos de recolha de informação
• Técnicas de análise de informação: análise de conteúdo qualitativa
• O plano da intervenção: o que fazer? Como fazer? Com quem fazer? Quando fazer?
• Avaliação de projetos de investigação-intervenção.
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino privilegiadas nesta UC são a orientação tutória e o seminário. A primeira, que tem um lugar de destaque, visa apoiar, individualmente, os formandos na elaboração, conceptualmente fundamentada dos seus projetos. Nos seminários promover-se-á a apresentação, pelos formandos, de versões parcelares ou preliminares destes projetos, incentivar-se-á a sua análise e discussão crítica e abordar-se-ão conteúdos programáticos tendo-os por referência.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação terá em conta (i) a participação dos formandos nas atividades desenvolvidas nas aulas e (ii) a elaboração escrita e individual de um projeto de investigação ação que deverá ser objeto de uma apresentação e discussão públicas.
O trabalho escrito, em conjunção com a sua apresentação e discussão, terá um peso de 90% da classificação final sendo os restantes 10% referentes à participação nas aulas.
Bibliografia
Afonso, N. (2005). A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa.
Almeida, J., & Pinto, J. (1990). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.
Bardin, l. (2000). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R., & Biklen, S. (2000). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.
Caria, T. (2005). Experiência etnográfica em Ciências Sociais. Porto, Afrontamento.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.) (2000). Handbook of qualitative research. London: Sage Publications.
Foddy, W. (1994). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta.
Graue, M., & Walsh, D. – Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
Lessard-Hérbert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1990). Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da Investigação-acção, Porto: Porto Editora.
Patton, M. (2002). Qualitative research & evaluation methods. London: Sage.
Poirier, J., Clapier-Valladon, S., & Raybaut, P. (1995). Histórias de vida: teoria e prática. Oeiras: Celta.
Schreiber, J., & Asner-Self, K. (2011). Educational Research. John Wiley & Sons, USA.
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