|
Desportos para Populações Específicas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
DESP2022 |
|
Sigla: |
DPE |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana de Fátima da Costa Pereira | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A UC “Desporto Para Populações Específicas” é orientada para o conhecimento das características específicas de determinados grupos ou populações-alvo, no sentido de fundamentar a intervenção a realizar com estes grupos no domínio da actividade física e desportiva. Pretende-se documentar e analisar as características morfológicas e fisiológicas que são peculiares de determinados estratos populacionais, como é o caso da criança, do jovem adolescente e do adulto idoso, assim como no caso dos adultos com patologias crónicas, retirando implicações sobre as metodologias de intervenção que garantem a prática de exercício físico em condições de segurança e sem risco para a saúde.
Os conteúdos da disciplina focam os aspectos peculiares das respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício físico de populações com características específicas, salientando a importância da actividade física regular na promoção da saúde e do bem-estar, identificando os potenciais efeitos adversos do exercício e fazendo recomendações metodológicas para a participação destas populações em actividades físicas adaptadas às suas condições específicas.
Conhece as características peculiares e as respostas fisiológicas de adaptação ao esforço de populações específicas, reconhecendo as implicações fisiológicas, psicológicas e sociais que advêm da prática de exercício físico.
Identifica as solicitações de risco para o aparelho locomotor e os sistemas fisiológicos dominantes na prescrição de actividade física para populações específicas.
Domina princípios metodológicos de prescrição do exercício adaptados a populações com características específicas.
Programa
O Idoso
O processo de envelhecimento e as suas fases ou etapas. Envelhecimento físico, sócio-afectivo e psicológico. Determinantes biológicas e sociais do processo de envelhecimento. Alterações morfológicas, fisiológicas e psicológicas associadas ao processo de envelhecimento. Caracterização do idoso do ponto de vista funcional, do ponto de vista motor e ao nível das capacidades motoras. Benefícios para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício no idoso.
2. A Criança e o Jovem
Crescimento e maturação: factores influentes para o processo de desenvolvimento das capacidades motoras. Alterações morfológicas e fisiológicas ao nível do tecido ósseo, do tecido muscular, do tecido adiposo, do aparelho respiratório e do sistema cardiovascular e circulatório e suas implicações para a prática de actividade física. Caracterização das crianças e dos adolescentes em termos de capacidade de esforço e ao nível das capacidades motoras. Benefícios associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício nas crianças e nos adolescentes.
3. Outras Populações com Condições Específicas
3.1. A Diabetes
- tipos de diabetes e suas causas; factores de risco associados à diabetes;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
3.2. A Hipertensão
- tipos de hipertensão e sua gravidade; causas e factores de risco associados à hipertensão;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
3.3. A Obesidade
- tipos de obesidade e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
3.4. A Doença coronária
- tipos de doenças coronárias e principais causas; doenças coronárias com maior e menor grau de gravidade;
- prescrição do exercício: actividade física prescrita com acompanhamento ou estreita supervisão clínica do paciente.
3.5. Osteoporose e Osteoartrose
- causas da osteoporose e osteoartrose; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.
3.6. Lombalgias
- tipos de lombalgias e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.
3.7. Desporto para Crianças e Jovens Atletas
- abordagem do desenvolvimento motor e aprendizagem das capacidades coordenativas e condicionais;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.
Métodos de Ensino
1. Estratégias de gestão do programa
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegia a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à pesquisa da bibliografia recomendada bem como a aplicação das metodologias de ensino no contexto prático em sala de aula.
O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Cálculo da Classificação Final
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação do Processo (40%). Apresentação oral e discussão sobre uma patologia crónica ou população específica (entregue em formato digital 10% apresentação e discussão 25%); 5% Assiduidade e Participação (4 faltas, 75%).
II) Avaliação do Produto (60%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito sobre a matéria.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
64 |
|
|
Total: |
64 |
|
|