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Fisiologia do Exercício
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
Código: |
DESP19 |
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Sigla: |
FE |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia do Exercício.
Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.
Demonstrar domínio de conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física, com especial incidência na bioenergética e na nutrição.
Utilizar com conhecimento e objetividade os vários métodos de avaliação dos parâmetros de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção nas atividades físicas e desportivas.
Conteúdos programáticos
Noção de adaptação fisiológica
Conceitos básicos da Fisiologia do Exercício; Relação estimulo-adaptação; Analogia entre estímulo e carga de treino; Noção de carga de treino numa perspetiva exclusivamente fisiológica; A carga de treino vista como um estímulo fisiológico, previsível e controlável, perturbador do equilíbrio homeostático; Noção de adaptação aguda e adaptação crónica.
Noção de capacidade e potência de cada processo energético; Fatores treináveis e não treináveis que determinam a fadiga e tempo de recuperação em cada tipo de esforço levando em consideração o processo de produção de energia; Fadiga anaeróbia alática; Fadiga anaeróbia láctica; Fadiga aeróbia. Parâmetros fisiológicos (limiar lático, concentração de 4 mmol.L-1; estado estacionário máximo de lactato
Bionergética Muscular
Caracterização dos principais grupos de nutrientes. Exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos; Ciclos energéticos biológicos - revisão de conceitos. Estrutura celular e substratos para o exercício. Os sistemas de ressíntese do ATP; A transformação de energia química em mecânica no músculoesquelético; O processo anaeróbio alatico, anaeróbio latico e aeróbio; Vias metabólicas e substratos energéticos; Importância do conhecimento dos processos de produção de energia para a compreensão dos diferentes tipos de esforço desportivo.
Fisiologia Cardiorespiratória
Principais alterações genéricas da função cardiorrespiratória na resposta aguda ao esforço aeróbio; Componente central e periférica; Adaptações cardíacas, vasculares e hemodinâmicas musculares. Modificação dos volumes pulmonares na adaptação aguda ao esforço; Modificação da frequência cardíaca, volume sistólico e débito cardíaco na adaptação aguda ao esforço; Noção de consumo de oxigénio, consumo máximo de oxigénio, limiar aeróbio e limiar anaeróbio
Termoregulação e Fisiologia dos líquidos orgânicos
Equilíbrio hidro-electrolitico e suas modificações na adaptação aguda ao esforço; Especificidades resultantes das características do meio ambiente: frio, calor, humidade e altitude.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Fisiologia do exercício revela-se como um pilar base de compreensão do funcionamento do organismo humano em situações de esforço físico, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita perceber as repercussões orgânicas consequentes das diferentes situações de exercício em diferentes populações.
Metodologias de ensino
O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de um trabalho de grupo que envolve apresentação oral, a partir de informação fornecida pelo professor.
Durante o processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação dos parâmetros de esforço, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;
- Domínio de utilização de instrumentos de controlo fisiológico de atividade física e desportiva.
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da UC decorrerá a partir da soma das classificações parcelares que os alunos obtenham nas diferentes áreas de avaliação.
• Duas Frequências com base nos conteúdos abordados - 60%.
• Elaboração de artigo no âmbito de uma revisão da literatura sobre tema. Trabalho de grupo- 30%.
• Reflexão de artigos - 10%.
Regime de assiduidade
Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Esta UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Assim, o(s) teste(s) escrito(s) visa(m) avaliar os conhecimentos teóricos; a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido
Bibliografia
Astrand, P.O. (1987). Tratado de Fisiologia do Exercício (2ª edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
Foss, M. e Keteyin, S. (2000). Bases fisiológicas do exercício e do esporte (5ª eds). RJ: Guanabara Koogan.
Mcardle, W.D., Katch, F.I., Katch, V.L. (2003). Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª eds). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
Powers, S. e Howley, E. (2009). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (7ª eds). USA: McGraw-Hill.
Wilmore, J., Costill, D., Kenney, W. (2007). Physiology of sport and exercise (4ª eds). Champaign: Human Kinetics.
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