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Língua Gestual Portuguesa III
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
LGP20004 |
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Sigla: |
LGPIII |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
19 |
Plano de Estudos |
2º |
7,0 |
84 |
189,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Lingua de ensino: Língua Gestual Portuguesa.
Esta UC, assim como todas as que se lhe seguirão (LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objetivo habilitar os
estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa, na sua principal língua de trabalho
como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes tenham assimilado e interiorizado os conhecimentos de
língua gestual portuguesa trabalhados no 1º ano. Neste segundo ano de curso verifica-se uma expansão,
em termos de conteúdo semântico e estrutural que permitirá aos estudantes desenvolver as suas técnicas
de expressão gestual que serão postas em prática no seu futuro desempenho profissional.
Conteúdos programáticos
Compreensão da linha temporal em LGP e sua implicação nos verbos e seus elementos complementares
de tempo; variação aspectual, de intensidade e quantidade; verbos direcionáveis e reflexos. O contacto
entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças na sala de aula e para
as particularidades de cada uma.
Léxico a trabalhar: estações do ano, tempo atmosférico, astrologia, material escolar, disciplinas,profissões, desportos, tempos livres.
Exercícios: Narrativas/Histórias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais,
necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um
aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP.
Metodologias de ensino
Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos.
- Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, um acontecimento do quotidiano,
etc.)
- Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
- Técnica do diálogo
- Técnica da conversação em grupo
- Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio e treino da observação visual).
- Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
- Simulação de situações de conversação da vida real.
- Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda
portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À
semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural ecaracterísticas próprias existentes nas línguas gestuais, pelo facto de se tratar de uma língua espaço
visual.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as
características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos
aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das
aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
- Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 10% da nota final
- Trabalhos em Grupo 40%
- Trabalho Individual 50%
Bibliografia
Bibliografia de LGP I, II, e:
Lane, H., (1989), When the Mind Ears – A History of the Deaf, New York: Vintage Books
Lane, H., (1997), A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget
Sacks, O., (1989), Vendo Vozes, Rio de Janeiro: Imago Editora,
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