Psicologia do Desenvolvimento Humano

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: AF03
Sigla: PDH
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho
Corpo docente: Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identificar os processos de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.
- Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da infância e juventude aplicando conceitos, teorias, assim como, os resultados mais recentes da investigação em psicologia para compreender e intervir junto das crianças e jovens, das suas famílias e/ou das instituições que as enquadram;
- Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da idade adulta intermédia e tardia para compreender e intervir junto da população adulta e idosa seja, em contexto familiar ou institucional.
- Identificar semelhanças e diferenças entre crianças, jovens e adultos de diferentes origens e perspectivas culturais relativamente ao modo como desenham a sua identidade e projectos de vida.
- Identificar o seu próprio comportamento e o das outras pessoas de forma a reflectir sobre as suas experiências e encontrar significado numa perspectiva de melhoramento do seu desempenho pessoal e profissional.

Conteúdos programáticos

Ponto 1 – Desenvolvimento humano como campo em constante evolução. O estudo do ciclo de vida desde os seus primórdios com a formação de uma nova vida até à morte. Perturbações do desenvolvimento. Diversidade cultural, influências e contextos do desenvolvimento humano. Perspectivas teóricas e métodos de pesquisa.
Ponto 2 - A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento humano. Estereótipos sociais ligados às diferentes fases do desenvolvimento humano. Ponto 3 – O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira, segunda infância e terceira infância . O desenvolvimento na adolescência e início da idade adulta.
Ponto 4 - O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na idade adulta intermédia.Desafios do casamento e da parentalidade. Conciliação da vida familiar e relação com o mundo do trabalho. A mudança da meia idade. a relação com os filhos adultos. O desafio de cuidar dos pais idosos. A idade da reforma e o lazer na vida adulta.
Ponto 5 - Vida adulta tardia. O processo de envelhecimento e suas consequências. Mudanças físicas e saúde física. A saude mental no idoso jovem e no idoso mais velho. Relações de amizade na terceira idade, conjugalidade, viuvez , divórcio e laços de parentesco não conjugais. O fim de vida.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem alcançar os objectivos uma vez que abordam o desenvolvimento humano numa abordagem de ciclo de vida integrando diferentes perspectivas teóricas e valorizando o papel do contexto.

Metodologias de ensino

Partindo de um manual de referência que serve de guião a todas as aulas, em cada aula são apresentados e discutidos materiais práticos de aprendizagem diversificados que podem ser uma notícia de jornal, um estudo, um testemunho, uma história de vida de uma figura pública, um livro, no sentido de tornar mais significativas as aprendizagens. Análise da
As discussões, no grupo turma, do material apresentado visam a ligação entre a visão teórica do desenvolvimento humano com a experiência e os saberes particulares de cada estudante e do mundo em que vivemos e onde os animadores socio culturais vão trabalhar.
A apresentação de trabalhos de grupo sobre temas centrais do programa e a sua discussão no grupo turma com a presença do docente são uma das formas consideradas essenciais à aprendizagem dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino permitem uma aprendizagem significativa e uma aprendizagem individualizada ao ritmo de cada estudante e de cada turma. Só assim é possível entender profundamente o desenvolvimento humano. As aulas são on-line através da plataforma ZOOM para os estudantes em mobilidade virtual.

Metodologia e provas de avaliação

1 - Aprofundamento de dois temas do programa. Elaboração em grupo e apresentação à turma. Não exige entrega de trabalho escrito. Exige apenas a entrega do guião da apresentação. 25%
2 - Elaboração de um texto individual sobre um dos temas do programa. 4 páginas , letra Arial 12, espaço 1.5. Submissão no Moodle. 25%
3 - Realização de tarefas de aula incluindo reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem, pesquisas individuais sobre temas do programa, assiduidade e participação nas aulas. 5O%

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Observações

As aulas são presenciais e em streaming através da plataforma ZOOM. A utilização do Moodle é essencial.

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