Código: | AF04 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
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Corpo docente: |
Laura Maria Guerra Mateus Fonseca |
Português
— Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas e textuais presentes na(s) comunidade(s);
— Reconhecer fatores de variação linguística (situacionais, sociais, geográficos e diacrónicos);
— Estimular atitudes de tolerância linguística e cultural;
— Distinguir propriedades específicas do modo oral e do modo escrito;
— Promover o acesso ao livro e a hábitos de leitura na família;
— Desenvolver estratégias de compreensão da leitura em diferentes suportes e para variados fins;
— Desenvolver competências multifuncionais de escrita;
— Dominar recursos tecnológicos associados a práticas de leitura e de escrita.
A. Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
— Contextos e necessidades comunicativas;
— Linguagem, língua, comunidade linguística e falante;
— Competência linguística, competência metalinguística, competência comunicativa e competência discursiva.
B. Estrutura e funcionamento da língua
— Norma e variação linguística;
— Português europeu padrão e variedades situacionais, sociais e dialetais (principais aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais);
— Variedades do português no mundo (alguns aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais);
— Variação e mudança linguística (aspetos da evolução diacrónica).
C. Usos orais e escritos da língua
— Texto, género e discurso;
— Tipologias textuais;
— Do oral ao escrito: propriedades diferenciadoras;
— Questões de ortografia, de acentuação e de pontuação.
D. Desenvolvimento da Leitura e da Escrita em contexto familiar
— Literacia de leitura, literacia de escrita e literacia digital;
— Perfis de leitores e de hábitos de leitura na família;
— Estratégias promotoras do livro e da leitura para apreciação de textos variados ao longo da vida (dos 0 aos 100);
— Estratégias de apoio ao desenvolvimento da leitura para obtenção de informação e construção de conhecimento;
— Produção escrita de diversos tipos de texto (para resolução de problemas do quotidiano, como expressão pessoal e criativa…);
— Técnicas de leitura e de escrita em meios de comunicação mediados por computador (interações verbais em redes sociais, acesso a informação na Internet, leitura de hipertexto, preenchimento de formulários…).
As aulas teórico-práticas e os seminários incluirão exposição e debate em torno das temáticas do programa e a experimentação prática, individual e em grupo, de atividades de leitura, escrita e reflexão sobre a língua.
Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos, artigos e livros, bem como com a produção de atividades de promoção da literacia na família.
Prevê-se, igualmente, a realização de trabalho de campo, com a deslocação a, por exemplo, bibliotecas e centros de recursos.
Avaliação Contínua
A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade (um mínimo de 75% de presenças) e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas.
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar os docentes responsáveis pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.
Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante devem contactar os docentes da UC durante as primeiras semanas de aulas, para definir as formas de avaliação.
Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
Trabalho prático (em grupo): 50%.
Reflexão presencial escrita sobre a totalidade dos temas e conteúdos do programa (individual): 40%.
Os estudantes têm de garantir um mínimo de 75% das presenças
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DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt]
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