Código: | CL0007 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LEIC1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Elisabete Cristina Simões Lopes |
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Corpo docente: |
Patrícia Alves de Carvalho Lobo |
Inglês
Este programa tem como base as indicações relativas ao nível C1, de utilizador avançado, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tem-se em atenção os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender um vasto número de textos longos e complexos, e reconhecer o respetivo significado implícito.
- Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar palavras ou expressões adequadas.
- Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (incluindo cartas) sobre assuntos complexos, mostrando domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem trabalhados a nível C1, de utilizador avançado, do QECR.
Temas: novas formas de comunicação; política e eventos mundiais; trabalho; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; ciência; sistemas jurídicos; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.
Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.
A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.
As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutorial, o estudo e a avaliação.
A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
- Assiduidade - com um mínimo de 75% de presenças, participação nas aulas e realização de tarefas (10%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e sua apresentação oral em aula (40%);
- Teste presencial escrito (50%).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, os estudantes deverão contactar a docente da UC a fim de indicarem por qual das modalidades optam.
Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.
É obrigatória a presença em 75% das aulas.
Cunningham, Sarah and Peter Moor. New Cutting Edge-Advanced. Pearson Education/ Longman, 2013.
Hewings, Martin. Advanced Grammar in Use (3rd edition). Cambridge UP, 2013.
Outros materiais didáticos, tais como textos e fichas de trabalhos elaborados ou fornecidos pelo/a docente.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de modo avançado, a um nível que corresponde a C1 do QECR.
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