Língua Estrangeira - Inglês C1

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: CL0007
Sigla: LEIC1
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Cristina Simões Lopes
Corpo docente: Patrícia Alves de Carvalho Lobo

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa tem como base as indicações relativas ao nível C1, de utilizador avançado, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tem-se em atenção os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender um vasto número de textos longos e complexos, e reconhecer o respetivo significado implícito.
- Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar palavras ou expressões adequadas.
- Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (incluindo cartas) sobre assuntos complexos, mostrando domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem trabalhados a nível C1, de utilizador avançado, do QECR.
Temas: novas formas de comunicação; política e eventos mundiais; trabalho; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; ciência; sistemas jurídicos; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutorial, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:

- Assiduidade - com um mínimo de 75% de presenças, participação nas aulas e realização de tarefas (10%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e sua apresentação oral em aula (40%);
- Teste presencial escrito (50%).

Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, os estudantes deverão contactar a docente da UC a fim de indicarem por qual das modalidades optam.

Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.

Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Bibliografia

Cunningham, Sarah and Peter Moor. New Cutting Edge-Advanced. Pearson Education/ Longman, 2013.

Hewings, Martin. Advanced Grammar in Use (3rd edition). Cambridge UP, 2013.

Outros materiais didáticos, tais como textos e fichas de trabalhos elaborados ou fornecidos pelo/a docente.

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de modo avançado, a um nível que corresponde a C1 do QECR.

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