Código: | CS100004 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TJ | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
Português
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Definir o que é o jornalismo e reconhecer o seu papel central nas sociedades democráticas.
Compreender o processo de produção das notícias, tendo em conta a cultura profissional dos jornalistas e a sua relação com as fontes de informação.
Identificar as caraterísticas do texto jornalístico.
Caraterizar as principais teorias do jornalismo e refletir criticamente sobre as mesmas: a teoria do espelho, teoria da ação pessoal ou do gatekeeper, teoria organizacional, teoria da ação política, teorias construtivistas, teoria
estruturalista, teoria interacionista.
Reconhecer as transformações e os desafios do jornalismo na era digital.
O que é e para que serve o jornalismo
Jornalismo e democracia
O processo de produção das notícias
A cultura profissional dos jornalistas
As fontes de informação
As características do texto jornalístico
Teorias do Jornalismo: a teoria do espelho, teoria da ação pessoal ou do gatekeeper, teoria organizacional, teoria da ação política, teorias construtivistas, teoria estruturalista, teoria interacionista
Desafios do jornalismo na era digital
Tomando como base os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão ampla sobre o que é e para que serve o jornalismo nos sistemas democráticos, incluindo aspetos fundamentais sobre o processo de produção das notícias e sobre as características do texto jornalístico. Pretende-se também melhor conhecer o jornalismo por meio das diversas teorias que explicam o campo, tendo em conta o contexto social em que foram desenvolvidas e uma análise crítica das mesmas. Além disto, os conteúdos incluem um abordagem aprofundada sobre as transformações e os desafios do jornalismo na era digital.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos que frequentemente integram textos académicos sobre o jornalismo com a análise de materiais jornalísticos (notícias, edições digitais de jornais e conteúdos produzidos por agências de notícias). Os estudantes são convidados a participar regularmente em atividades e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.
As metodologias de ensino prezam o equilíbrio entre a exposição de conceitos e uma participação efetiva dos estudantes por meio de exercícios e apresentações de trabalho. O conhecimento científico sobre o jornalismo é desenvolvido por meio de bibliografia académica atualizada e através da reflexão crítica sobre conteúdos jornalísticos. O propósito é desenvolver um conhecimento amplo sobre a atividade, conforme estabelecido nos objetivos da UC.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo: 40%
c) Atividades de participação: 20%
A avaliação também pode ser feita por exame.
Canavilhas, J. (org.) (2014). Webjornalismo – 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Labcom.
Fowler-Watt, K.; Jukes, S. (2020).New Journalisms - Rethinking Practice, Theory and Pedagogy
Schudson, M (2011). The Sociology of the News. Nova Iorque e Londres: W.W. Norton & Company.
Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Stuart, A. (2012). The Routledge Companion to News and Journalism. Londres: Routledge.
Traquina, N. (2002). O que é jornalismo. Lisboa: quimera.
Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. (2009). The Handbook of Journalism Studies. Nova Iorque & Londres: Routledge.
Zelizer, B. (2016). What Journalism could be. Nova Iorque: Politybooks.
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