Código: | CS100008 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
Português
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Reconhecer a natureza polissémica do termo “imagem” e a multiplicidade de abordagens que convoca.
• Compreender a centralidade das imagens para a construção da vida social na nossa sociedade.
• Perceber como os sentidos sobre as imagens são construídos num contexto alargado que envolve a produção, a imagem, a circulação e a audiência.
• Analisar criticamente os efeitos sociais das imagens.
• Interpretar imagens relacionando os seus elementos formais com o conteúdo e utilizando a teoria semiótica como enquadramento.
• Refletir criticamente sobre a imagem enquanto representação do real.
O que é uma imagem? Os conceitos de imagem e a sua problematização.
A civilização da imagem: a omnipresença da imagem e a importância de compreendermos como a imagem comunica e transmite as suas mensagens.
Os efeitos sociais das imagens: a construção de sentidos sobre as imagens em quatro etapas (produção,
imagem, circulação e audiência).
O papel da imagem na construção da realidade: representação, identidades e estereótipos.
Elementos para uma análise da imagem: a teoria semiótica e a construção de um método de análise.
Práticas de análise de imagens no contexto cultural contemporâneo.
Os conteúdos programáticos previstos ajustam-se aos objectivos porque permitem aos estudantes a
compreensão dos principais conceitos relacionados com o estudo da imagem, analisados numa perspectiva sócio-
histórica, e simultaneamente o treino e desenvolvimento de competências de análise das imagens e ainda o alargamento dos seus conhecimentos e sensibilidade a diferentes manifestações da imagem.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
A metodologia adotada tem como propósito permitir aos estudantes testar as conexões entre a teoria e a sua aplicação prática em exemplos concretos. O trabalho de grupo e exercício em sala de aula solicitados permitem praticar e consolidar as competências que se pretende sejam desenvolvidas pelos estudantes. O teste de avaliação visa permitir ao docente compreender, de uma forma individualizada, as competências adquiridas por cada estudante.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo de participação: 20%
c) Trabalho final em grupo: 40%.
A avaliação também pode ser feita por exame.
Hall, S. (1999). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. Londres: Sage.
Howells, R. & Negreiros, J. (2012). Visual Culture, 2ª edição. Cambridge: Polity Press.
Joly, M. (2008). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70
Mirzoeff, N. (2009). An Introduction to Visual Culture, 2ª edição. Londres: Routledge.
Rettberg, Jill W. (2014). Seeing Ourselves Through Technology - How We Use Selfies, Blogs and Wearable Devices to See and Shape Ourselves. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies – An introduction to researching with visual materials, 4ª edição. Los Angeles: Sage.
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