Economia, Gestão e Empreendedorismo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: CS30022
Sigla: EGE
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves
Corpo docente: Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.

Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação.
- Explicar o que é o empreendedorismo e discutir a sua importância.
- Discutir o impacto económico e na sociedade do empreendedorismo
- Perceber por que as grandes empresas beneficiam da presença de pequenas empresas empreendedoras.
- Entender a importância da dimensão cultural no empreendedorismo
- Identificar as condições nacionais que promovem ou restringem o empreendedorismo


Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos na área económico-social.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.

Conteúdos programáticos

I – ECONOMIA

1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
- Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
- O Funcionamento dos Mercados
- A Intervenção do Estado na Economia

1.2 A Atividade e Económica
- Os Ciclos Económicos
- Crescimento Económico e Desenvolvimento

1.3 Questões Económicas Atuais
- Competitividade e Produtividade
- Globalização e Interdependência Económica
- Desenvolvimento Sustentável
- Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

II – GESTÃO

2.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências

2.2 A Função de Gestão
- Planear
- Organizar
- Dirigir
- Controlar

2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética
- Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede

III – Empreendedorismo

3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio

3.2 Modelos de Negócios


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos escolhidos constituem os principais tópicos dentro as três grandes temáticas que a UC aborda e procuram familiarizar os estudantes dos principais conceitos para que os estudantes fiquem aptos a: (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado; descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas; desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.

Metodologias de ensino

Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.

Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.

Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia de ensino assente no "Learning by doing" e na participação dos estudantes em trabalhos de grupo e na defesa dos seus trabalhos visa não só aprender pelo experiência prática e aprender a recolher, selecionar e tratar informação pertinente, assim como desenvolver a capacidade de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos e a assimilação de conceitos.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação distribuída com exame final.
- Realização de um teste escrito (T);
- Elaboração, apresentação e discussão de atividades práticas (AP) propostas na aula.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Nota Final (NF)= 0.5T + 0.5 AP

Nota:-A aprovação à uc. obriga a nota mínima de 8 valores no teste e que a média de todos os momentos de avaliação (T, AP)-NF, seja superior a 10 valores.

No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de:

Nota Final (NF)= 0.6T + 0.4TI(TI) -Trabalho Individual com apresentação e discussão.


AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso): Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)

Regime de assiduidade

Não aplicável

Bibliografia

ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho (2015), "Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH.

SARKAR, Soumodip (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.

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