Discurso dos Media

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: CS30024
Sigla: DM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Maria Lucília Marcos Moreira da Silva

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as categorias analíticas de “experiência”, “discurso” e “mediação”.
Compreender de modo analítico e crítico os fenómenos mediadores contemporâneos.
Compreender as dimensões discursiva e pragmática dos media.
Compreender a função dos media numa Democracia Deliberativa.

Conteúdos programáticos

1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).
10.A influência dos media na nossa experiência: Poder, Prazer, Padrões (segundo J. Meyrowitz)
11.Crítica da Sociedade da Transparência


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
E.learning.
Visionamento de filmes.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final
Fichas de Leitura

Bibliografia

Bourdieu, P. (1974). O poder simbólico, Perspectiva.
Debray, R. (2004). Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa.
Han, Byung-Chul, (2012) A Sociedade da Transparência, Relógio d'Água
Esteves, J. P. (2002). Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte.
Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa.
Esteves. J. P. (org.) (2011). Digital divides, CIMJ, Lisboa.
Foucault, M. (1997). A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa.
Fuchs,C. (2011). Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York.
Jensen, K. B. (2002). A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York.
Meyrowitz, J. (1999). Understandings of Media, Springs, USA.
Meyrowitz, J. (2008). Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA.

Página gerada em: 2024-03-29 às 09:28:09