Código: | CS30025 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SIPC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa Maria Alcina Velho Dourado da Silva |
Português
Nesta UC pretende-se que as/os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
• Mobilizam conhecimentos de várias áreas do saber para a compreensão da complexidade das sociedades e dos contextos e processos onde se inserem os fenómenos comunicacionais;
• Conhecem e compreendem os fenómenos e processos de comunicação nas suas múltiplas dimensões;
• Dominam e mobilizam conhecimentos metodológicos na realização de projetos de investigação;
• Desenvolvem atividades de investigação no domínio da comunicação;
• Comunicam de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins académicos;
• Gerem eficazmente informação relevante para a sua área académica e profissional;
• Utilizam adequadamente as tecnologias da informação e comunicação;
• Organizam e planeiam o trabalho pessoal.
Os conteúdos a desenvolver na Unidade Curricular resultam das necessidades do enquadramento metodológico do trabalho a desenvolver pelos/as estudantes e centram-se no seguinte:
Investigação e conhecimento científico
Características e produção do Conhecimento Científico.
Construção teórica e trabalho empírico.
Investigação e prática social.
Os métodos de investigação
- Estudos quantitativos vs Estudos qualitativos.
- Opções metodológicas e técnicas de investigação.
- A Metodologia do trabalho de Projeto e a Investigação-Ação
As Etapas do processo de investigação
- Identificação/formulação do problema
- Revisão da literatura
- Objetivos e formulação de hipóteses
Recolha, apresentação e análise de resultados
Algumas noções de estatística
- Estatística descritiva e indutiva,
- Medidas de tendência central, de dispersão, de concentração e medida das relações entre variáveis
- Utilização de programas informáticos de análise estatística, referenciação, análise de conteúdoe elaboração de posters.
- Desenvolvimento de práticas de investigação respeitadoras do trabalho intelectual alheio
- Utilização de diversos meios de gestão documental e biblioteconómica
Sessões sobre Plágio e referenciação.
Mendeley
Neste ano a UC tem, como nos últimos 4 anos, um conjunto de atividades que levam cada estudante a realizar, na prática, uma investigação em áreas temáticas sugeridas pela equipa docente. Este processo é seguido, passo a passo, por ambas as professoras que apoiam cada grupo de investigação. Neste ano os temas são: proteção ambiental (2 grupos), questões de génenro (2 grupos), comunicação digital (2 grupos) e cidadania no ensino superior.
Os dois primeiros têm relação com um projecto da ESE (dirigido pela profª Helena Simões) sobre reciclagem de beatas; os dois outros sobre género analisam o sexismo (temática ligada ao projeto Campanha contra o sexismo do Conselho das Europa) e um outro sobre sexismo nas redes sociais; Os de comunicação digital analisam o uso do Instagram e o outro sobre a comunicação digital feita pelo Instituto de Apoio à Criança; o projeto sobre cidadania no Ensino Superior analisa as formas de intervenção dos/as estudantes nos órgãos de gestão do Instituto.
As professoras, por sua vez, usam o trabalho nesta UC para sobre ele refletir junto dos pares, no final de cada ano, no Congresso Nacional CNaPPES.
Nesta UC parte-se de uma diversidade de metodologias de trabalho. As docentes apresentarão as questões gerais comuns e fulcrais para cada projeto de investigação. Também está a seu cargo a orientação tutória de cada grupo de estudantes ao longo da produção de cada trabalho de produto de comunicação a realizar. Serão calendarizadas essas sessões de acompanhamento tutorial que se constituirão numa modalidade muito significativa nos tempos de funcionamento desta UC.
Serão convidados/as especialistas em áreas que sejam consideradas fundamentais - quer teóricas quer metodológicas - que sejam do interesse de cada grupo de trabalho.
Os/as estudantes apresentarão as diferentes fases de desenvolvimento do seu projeto sendo uma oportunidade para se discutir em grande grupo limitações e dificuldades da elaboração de projetos de investigação.
As metodologias de ensino pretendem estimular os estudantes ao desenvolvimento de um projeto de investigação, alicerçado nas várias sessões de seminário. Assim, pretende-se que através das fontes documentais e análise de trabalhos de investigação na área das ciências da comunicação, os mesmos se apropriem dos aspetos teóricos fundamentais desta área do saber.
As sessões de tutoria, individual e em pequenos grupos, assumem um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação e permitem que, cada estudante:
Mobilize conhecimentos de diferentes áreas do saber na compreensão de problemáticas e contextos particulares.
Revele capacidades de questionamento dos contextos e dos saberes, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos e fenómenos de comunicação.
Identifique, enuncie e desenvolva problemáticas de estudo e de pesquisa no âmbito da comunicação, na multidimensionalidade das suas manifestações, dos seus fatores e dos seus impactos e em relação com os contextos sociais e culturais em que se enquadram.
Identifique, recolha, organize, analise e interprete informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
Articule e integre adequadamente informações teóricas de diferentes inserções disciplinares com dados de natureza empírica.
Conheça os diferentes métodos e técnicas de investigação e compreenda as suas condições de utilização.
Analise e interprete criticamente os resultados de estudos com diferentes origens, compreendendo os processos metodológicos que os originaram.
Faça opções metodológicas e desenvolva processos de recolha e tratamento de dados construindo e utilizando instrumentos de pesquisa de forma adequada.
Compreenda e mobilize informação proveniente de uma diversidade de textos, de complexidade variável, seja oralmente, seja por escrito.
Se exprima de forma clara, estruturada e fluente sobre temas complexos.
Reconheça e utilize os discursos específicos dos seus contextos de intervenção.
Elabore documentos em formatos e suportes diversificados.
Use ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
Comunique usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
Programe as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
Intervenha de forma eficiente e organizada.
Trabalhe de forma autónoma.
No âmbito desta UC proceder-se-á à avaliação sistemática de:
- Aulas e sessões de trabalho;
– Atividades desenvolvidas pelas docentes;
– Participação dos/as estudantes nas aulas e noutras atividades programadas;
– Trabalhos produzidos pelos/as estudantes.
A classificação final de cada estudante terá como base o seu desempenho nos trabalhos em grupo ou/e individuais previstos e de acordo com o seguinte:
Pré-projecto de investigação (20%)
Projeto final de investigação e produto de comunicação (40%)
Participação nas atividades presenciais (participação, presenças, apresentação (20%)
A tividade de verificação individual (20%)
Os trabalhos de projeto serão elaborados em grupo.
A realização de projetos individuais só poderá ocorrer a nível excecional, após ter sido negociada com docentes e após ser submetida a aceitação do coletivo.
As sugestões temáticas são definidas em conjunto com a turma.
Cada pré-projeto deve ter uma estrutura-base apresentada em sessão presencial, tal como a calendarização, dimensão do projeto e respectivos parâmetros de avaliação.
Projeto e produto de comunicação serão apresentados sob a forma de poster.
A avaliação contínua realizar-se-á de acordo com as atividades propostas e os princípios expressos no programa, implicando uma presença regular dos/as estudantes nas atividades letivas, não podendo ser inferior a 50% das aulas lecionadas.
Os/as estudantes com Estatutos Especiais ou com a Unidade Curricular em atraso têm de seguir um programa alternativo de tutorias que lhe permita realizar toda a parte prática da investigação. A apresentação do produto final é a componente prevista para o exame.
A avaliação por exame é regulada pelos princípios aprovados em CTC, para outras Unidades Curriculares como Estágio.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Bibliografia complementar a ser fornecida em sede de sessão presencial.
Albarello, L., Digneffe, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C., Ruquoy, D., & Saint-Georges, P. de. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Retrieved from https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/manual_de_investigação_qualitativa_em_educação
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Gradiva.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Porto: Almedina.
Hennessy, B. (2002). Writing an essay: simple techniques to transform your corsework and examinations. Oxford: How to Book.
Manguel, A. (2020). Ler imagens: Em que pensamos quando olhamos para arte. Lisboa: Ed. 70.
Morris, D. (2020). Poses: Linguagem corporal na arte. Lisboa: Bizâncio.
Pádua, E. (2000). Metodologias da pesquisa: abordagem teórico-prática (6th ed.). Campinas S.P. (Brasil): Papirus Editora.
Schwabish, J. (2017). Better presentations: a Guide for scholars, researchers and wonks. New York: Columbia University Press.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor.
A calendarização das atividades e as especificidades de cada uma serão disponibilizadas em documento próprio.
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