Estágio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: CS30029
Sigla: EST
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 10
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Maria Alcina Velho Dourado da Silva
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves
Ricardo Jorge Melo Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
• Intervém de forma eficiente e organizada.
• Trabalha de forma autónoma.
• Auto­-regula o seu desempenho lidando com a incerteza.

Conteúdos programáticos

• Princípios orientadores para a realização do estágio;
• Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
• Os papéis e funções do estagiário;
• Natureza das instituições;
• Orientação para a elaboração de relatórios.
Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle da ESE.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Este estágio curricular tem a duração de 1 mês a tempo inteiro e perspetiva­-se numa pedagogia de
ensino em alternância escola ­ vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
­ Espera-­se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
o relatório de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado

Metodologias de ensino

Avaliação distribuída com exame final

NOTA: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho, centrada em aulas expositivas e recurso à plataforma Moodle, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância: Zoom. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.

Metodologia e provas de avaliação

Aulas expositivas e active learning
Elaboração de relatório de estágio
Exame (apenas para reformulação do relatório apresentado perante o júri)

Regime de assiduidade

Obrigatório

Bibliografia

Ceia, Carlos, "Normas para apresentação de trabalhos científicos", Editorial Presença, Lisboa, 2008

Dourado, Alcina e Nunes, Ricardo – Regulamento de Estágios Curriculares – Curso de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Setúbal, 2003

Frada, João José Cúcio, "Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos", Edições Cosmos, Chamusca, 1999

Loff, Ana Margarida Tortadés, "Guia prático para a elaboração de currículos e relatórios críticos de actividades", Formasau, Coimbra, 2003

Observações

O programa desta uc é reforçado pelo Regulamento de Estágio (apresentado à CC do Depto. CCL de 20.02.2018) no qual se inscrevem informações de natureza prática e normativa sobre o funcionamento da mesma.

Página gerada em: 2024-03-28 às 11:23:35