Código: | DESP09 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PCWEB | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Vitor Torres |
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Corpo docente: |
Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo |
Português
Compreender o papel das TIC na sociedade;
Identificar os principais fatores associados a publicação online;
Explorar ferramentas informáticas adequadas a construção de materiais para publicação na web;
Conceber, planificar e construir um protótipo de um "web site" de uma organização;
Identificar, recolher e selecionar informação adequada aos objetivos de um projeto de comunicação online; Apresentar e documentar resultados e conclusões.
No final da unidade os alunos devem ser capazes de:
Demonstrar competências na utilização de programas adequados para a elaboração de paginas Web;
Demonstrar conhecimentos e aplicar princípios e regras fundamentais na conceção e elaboração de um WebSite; Demonstrar preocupações com o conceito de acessibilidade na implementação de WebSites.
Conceitos básicos sobre a Internet e a World Wide Web;
Computadores, endereços e domínios;
Noção de hipertexto, hipermedia, multimedia, interatividade e navegabildade;
Principios fundamentais do Web design;
Conceito de usabilidade;
Conceito de acessibilidade;
Conceção de websites: Planeamento, organização e manutenção;
Imagem e Multimedia;
Programação em HTML;
HTML básico;
Editores HTML;
Ferramentas da web para construção de sites.
Os conteúdos da unidade curricular visãm proporcionar as aprendizagens necessárias aos estudantes para a consecução dos objetivos previstos. Os conceitos teóricos e as práticas a desenvolver nas atividades letivas permitem aos estudantes passar a ter os conhecimentos e a ser capazes de desempenhar as ações essenciais a qualquer pessoa que tenha que desenvolver um site, com a qualidade necessária a sua divulgação a um público especifico.
0 trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com a conceção e publicação de produtos para a Web. As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
a) Leitura, discussão e analise de textos;
b) Resolução de atividades práticas;
c) Trabalho em grupo que englobará a conceção e elaboração de um prototipo de um site (projeto);
d) Apresentação e discussão dos projetos (trabalho de grupo).
As quatro componentes de trabalho a desenvolver na unidade curricular proporcionam ambientes de trabalho com diversidade e multiplicidade de situações. Os estudantes que participarem nesta unidade devem participar em atividades individuais e em atividades de grupo, que permitirão, por um lado, a apropriação dos conceitos teóricos e os conhecimentos de ferramentas informáticas para construção de sites, e por outro lado, o desenvolvimento das competências individuais e de trabalho em equipa.
A leitura e discussão de textos permitirá aos alunos adquirir os conhecimentos teóricos, as atividades práticas permitirão a aquisição de competências no uso do software apropriado a construção de sites, a conceção, o desenvolvimento e a apresentação de um projeto permitirão implementar os conhecimentos teóricos e as competências referidas, aplicadas a uma situação concreta e no contexto da sua atividade académica.
A avaliação será efetuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das atividades práticas propostas e do seu envolvimento na conceção, elaboração e apresentação de um pequeno projeto de trabalho (protótipo de um site).
Para os estudantes em regime de avaliação contínua, a classificação final terá em conta os seguintes pesos:
Participação nas aulas e resolução das atividades práticas- 40%
Realização de atividade intermédia (novembro) - 20%
Conceção e apresentação de proposta para o Projeto de trabalho final – 10%
Elaboração do Projeto de trabalho final – 20%
Apresentação e discussão do Projeto de trabalho – 10%
Os estudantes não abrangidos em avaliação contínua serão avaliados através de uma prova de exame.
De acordo com o regime de frequência e avaliação da instituição.
Brinck, T., Gergle, D., & Wood, S.D. (2001). Usability for the Web: Designing Web Sites that Work. Morgan-Kaufmann Publishers
Carvalho, A. A.; Simões, A. & Silva, J. P. (2005). Indicadores de Qualidade e de Confiança de um Site. In Mª Palmira Alves & Eusébio A. Machado (org.), Avaliar as aprendizagens. Actas das Jornadas ADMEE. Braga: CIED, 17-28.
Figueiredo, Bruno (2004). Web Design- Estrutura, concepção e produção de sites web. Lisboa: FCA
Garret, J.J. (2003). The Elements of User Experience. User Centered Design for the Web. New Riders
Gulliksen, J., Lantz, A., Boivie, I. (1999). User Centered Design in Practice - Problems and Possibilities. CID, Centre for User Oriented IT Design: Stockhom. http://www.nada.kth.se/cid/pdf/cid_40.pdf, consultado em Julho de 2007
Losse, Katherine. (2012). O reino dos rapazes : uma viagem ao coração da rede social. Barcarena : Editorial Presença
Lynch, P. e Horton, S. (2009). Web Style Guide 3rd edition: Basic Design Principles for Creating Web Sites. Yale University: London, http://webstyleguide.com/wsg3/index.html versão online consultada em agosto 2011
Nielsen, J. (2000). Designing Web Usability. New Riders
Santos, Elsa (2009). Web Design: uma reflexão conceptual. In: Revista de Ciências da Computação v. 4 (2009). https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/77
Skaalid, B. (1999). Web Design for Instruction: Research-Based Guidelines . In Canadian Journal of Educational Communication Volume 27, Number 3. https://cjlt.ca/index.php/cjlt/article/view/26592/19770
Google Sites (Ajuda) - https://support.google.com/sites/
Weebly.com (Ajuda) - https://hc.weebly.com/hc/pt
Wix.Com, Inc. (2015). Central de Ajuda Wix. https:l/pt.wix.comlsupportlhtm/5/
As aulas decorrem em laboratório de informática.
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