Código: | DESP14 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MTDI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mário André da Cunha Espada |
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Corpo docente: |
Mário André da Cunha Espada |
Português
Dominar os aspetos técnico-metodológicos e científicos do treino desportivo.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução e controlo do processo de treino, conducentes à sua otimização.
Revelar competências de intervenção nos diversos domínios que caraterizam o treino desportivo.
Fundamentos do treino.
Leis ou princípios do treino.
A carga de treino e processo adaptativo.
Periodização e Estrutura do Treino.
Organização e Planeamento do Treino
Fatores e Meios de treino.
Treino Técnico, Tático e Psicológico.
A Disciplina de Metodologia do Treino Desportivo tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que permitam a formação necessária à resolução de tarefas inerentes à intervenção no âmbito do Treino Desportivo.
Esses conhecimentos desenvolvem-se em várias áreas, devendo o estudante dominar e poder intervir, com segurança, no campo das adaptações dos sistemas funcionais ao esforço; na organização, no planeamento e na condução do processo de treino; nos princípios fisiológicos e metodológicos orientadores e condicionantes do desenvolvimento das várias capacidades físicas.
Trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais. É atribuído ênfase à monitorização por parte dos estudantes de testes de terreno aplicados em laboratório visando a compreensão prática de adaptações fisiológicas ao exercício em indivíduos.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Dominar a terminologia utilizada no âmbito do Treino Desportivo.
No final do ano escolar espera-se que o estudante conheça as várias tendências da teoria geral do treino desportivo.
Domine os conceitos relativos às adaptações dos sistemas funcionais ao esforço.
Conheça os fundamentos do treino sabendo analisar e discernir os fatores de treino, as componentes da carga de treino e os meios utilizados na sua aplicação.
Domine as questões relativas à perceção sistemática e à elaboração metódica das várias formas de treino conducentes ao correto desenvolvimento das qualidades físicas.
Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.
Participação - 10%.
Envolvimento em dinâmica de investigação - 10%
Trabalho de Grupo - 30%.
2 Testes - 50% (2x25%)
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
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