Código: | DESP16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | GD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Paulo Alexandre Correia Nunes |
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Corpo docente: |
Paulo Alexandre Correia Nunes |
Português
Introdução:
A unidade curricular de Gestão do Desporto circunscreve-se ao estudo da gestão e da gestão aplicada ao desporto com aplicação nos setores público e privado, em organizações com e sem fins lucrativos, com práticas formais e informais. Nesse sentido, pretende-se apetrechar os estudantes com os conhecimentos fundamentais relativos à gestão contextualizada a atividade física e ao desporto. Procurar-se-á, também, estimular nos estudantes as lideranças, o planeamento estratégico, o empreendedorismo e a inovação, o interesse pela investigação, o domínio de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento da intervenção pública.
1. QUADRO CONCEPTUAL DA GESTÃO DO DESPORTO
1.1. A Gestão do Desporto: um campo de intervenção profissional e académico.
1.1.1. Contextos e práticas.
1.1.2. Evolução da área académica de Gestão do Desporto.
2. GESTÃO DO DESPORTO: CONCEITOS ESTRUTURANTES
2.1. A gestão: conceito, função generalista, níveis de decisão, as três dimensões do planeamento.
2.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias.
2.3. Evolução da gestão, principais abordagens: Taylor, Fayol, Mayo, Weber, Etizion, Druker, Maslow, Bertalanffy e Chandler.
3. A EMPRESA E O SEU AMBIENTE
3.1. A empresa como organização social.
3.2. A empresa como sistema aberto.
3.3. Os objetivos, os recursos e o ambiente das empresas.
3.4. Componentes básicos de uma organização.
3.5. Sistemas de controlo de trabalho nas organizações.
4. FUNÇÕES DA GESTÃO
4.1. Planeamento: missão e objetivos, planos, níveis de planeamento, gestão por objetivos, planeamento estratégico.
4.2. Organização: processo e objetivos da organização, Funções, departamentalização e diferenciação, princípios de organização, estruturas organizacionais: tipos de estrutura, determinantes da estrutura, autoridade, influência e poder.
4.3. Direção:
4.3.1. Motivação, teorias sobre motivação, a motivação na prática.
4.3.2. Liderança: estilos de liderança, abordagem comportamental, abordagem situacional, fatores que afetam a escolha do estilo de liderança.
4.3.3. Comunicação: Fluxos de comunicação, Canais e redes de comunicação, Barreiras e desenvolvimento da comunicação.
4.4. Controlo: processo e tipos de controlo, controlo e avaliação de desempenho, controlo financeiro, gestão da qualidade nos serviços de Desporto.
5. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NO DESPORTO
5,1. Organizações sem fins lucrativos: associativismo desportivo.
5.1.1. Concceitualização.
5.1.2. Diferença entre empresa e associação desportiva.
5.1.3. Papel social das associações desportivas reconhecimento do Estado.
5.1.4. Movimento desportivo federado associativo.
5.1.5. Estrutura organizacional das associações desportivas.
6. RELAÇÃO ENTRE ESTADO E AS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS
6.1. Significações e finalidades das Organizações Desportivas.
6.2. Tipos de organizações no Sistema Desportivo Nacional.
6.3. Organização do sector publico.
6.4. Organização do sector privado.
São objetivos da unidade curricular tornar os futuros licenciados aptos a identificar, analisar e resolver os problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no setor do desporto, em âmbitos e organizações diversas tais como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas.
Promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da sua especialidade, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, interdisciplinares e transdisciplinares.
Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais de gestão aplicada ao desporto e com a posterior análise de saberes diversos.
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, utilizando pedagogias ativas e, numa segunda fase, em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos e reflexões críticas, relacionadas com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.
O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos/reflexões críticas.
Através de pedagogias ativas e de trabalho de projeto, pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam competências de análise e de resolução de problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no setor do desporto.
A avaliação dos/das estudantes revestirá a forma de um processo continuado de produção de informações relevantes sobre os seus desempenhos académicos.
Ao nível da Avaliação Formativa:
1. Práticas de interação com o/a estudante que permitam a reflexão sobre os seus processos de aprendizagem e o seu nível de desenvolvimento de competências (20%).
2. Trabalho de Projeto (30%).
Ao nível da Avaliação Sumativa:
1. Prova Escrita de Conhecimentos (50%)
Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.
De acordo com o Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal.
Baker, R. & Esherick, C. (2013). Fundamentals of sport management. Human Kinetics: United States.
Byers, T., Slack, T. & Parent, M. (2012). Key concepts in sport management. London: SAGE.
Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9727352364
Cunha, P., Rego, A. & Cardoso, C. (2007). Tempos modernos: Uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
Daft, R. (2002). Organizações – Teorias e projectos. 7ª Edição. SP: Thomson Pioneira.
Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M. & Stewart, B. (2015). Sport management. Principles and applications. Fourth Edition. London: Routledge.
Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Morgan, G. (1986). Images of organization. Beverly Hills: Sage Publications.
Pires, G. (2007). Agôn–Gestão do Desporto. O jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.
Pires, G. (2007). Gestão do desporto. Porto: Porto Editora.
Pires, G. e Sarmento, J.P. (2001). "Conceito de Gestão de Desporto: Novos desafios, diferentes soluções”. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol.1 nº 1. pp 88-103.
Slack, T. & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Second Edition. USA: Human Kinetics.
Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações, 3ª Edição. Forte da Casa: Escolar Editora.
Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir a 80% das aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento da matéria e a respetiva avaliação contínua.
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