Código: | DESP25 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CFPE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana de Fátima da Costa Pereira |
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Corpo docente: |
Luís Filipe Moutinho Leitão |
Português
1. Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
2. Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
3. Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
4. Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício para varios tipos de individuos.
5.Conhecer as tendências das varias modalidades de exercício fisico (crosstraining e
treino funcional e pré-condicionamento isquémico)
6. Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.
1. Saude, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico.
2. Estilos de vida saudáveis e sedentarismo
3. Atividade física e saude
3.1Benefícios associados à prática regular de atividade física.
3.2 Beneficios da atividade fisica e exercicio no idoso
4. Exercício Fisico
4.1 Determinantes e componentes da condição física
4.2 A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
4.3 A prescrição e a implementação de programas de exercício.
4.4 Populações especiais: Idosos; Hipertensos; Diabéticos
4.5 Treino Funcional
4.6 Cross training
4.7 Pré-condicionamento Isquémico
A UC de “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano.
Pretende analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das caraterísticas e das motivações dos praticantes.
Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo professor ou com recurso a outros materiais. Compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas, a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação e promoção da atividade física, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado, de avaliação e prescrição do exercício físico em função das componentes da condição física, dos contextos e das características da população.
Avaliação do Processo (50%): Resulta da assiduidade, da participação nas atividades da aula e da realização de trabalhos.
Trabalho: Resumo e video apresentação de artigo, e trabalho teórico-pratico - 30%
Apresentação e discussão de artigos: 20%
Avaliação do Produto (50%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma prova oral:
1.º teste – 25%
2.º teste - 25%
Uma nota inferior a: 7 nos testes e 9.5 na classificação final remete o aluno para exame.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Espera-se que cada estudante: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
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Poderoso, R.; Cirilo-Sousa, M.; Júnior, A.; Novaes, J.; Vianna, J.; Dias, M.; Leitão, L.; Reis, V.; Neto, N.; Vilaça-Alves, J. Gender Differences in Chronic Hormonal and Immunological Responses to CrossFit®. Int. J. Environ. Res. Public Health 2019, 16, 2577. https://doi.org/10.3390/ijerph16142577
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Telles, L.G.; Billaut, F.; de Souza Ribeiro, A.; Junqueira, C.G.; Leitão, L.; Barreto, A.C.; Panza, P.; Vianna, J.M.; da Silva Novaes, J. Ischemic Preconditioning with High and Low Pressure Enhances Maximum Strength and Modulates Heart Rate Variability. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19, 7655. https://doi.org/10.3390/ijerph19137655
Vieira, J. G., Sardeli, A. V., Dias, M. R., Filho, J. E., Campos, Y., Sant'Ana, L., Leitão, L., Reis, V., Wilk, M., Novaes, J., & Vianna, J. (2022). Effects of Resistance Training to Muscle Failure on Acute Fatigue: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports medicine (Auckland, N.Z.), 52(5), 1103–1125. https://doi.org/10.1007/s40279-021-01602-x
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