Código: | DN02 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
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Corpo docente: |
David Luís Sarmento Gonçalves |
Português/Inglês
Esta Unidade Curricular (UC) assume-se como fundamental para a compreensão da utilização das bicicletas em diferentes contextos e como forma de turismo, permitindo aos estudantes um conhecimento aprofundado do aparelho, regras de segurança e aplicação em diferentes espaços.
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer as características específicas da atividade.
2. Conhecer as características dos contextos onde a atividade se desenvolve.
3. Identificar e saber manusear os materiais específicos associados à atividade.
4. Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com os materiais utilizados na atividade.
5. Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática.
6. Identificar e saber executar os gestos técnicos no âmbito da atividade.
7. Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
Enquadramento:
1. História e enquadramento da atividade em Portugal e no estrangeiro;
2. Referências históricas ao desenvolvimento da atividade.
Caracterização da atividade:
1. Materiais;
2. A bicicleta;
3. Material individual de proteção;
4. Materiais complementares;
5. Mecânica elementar da bicicleta;
6. Organização de atividades simplificadas.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada, respeitando sempre o ambiente e as regras de segurança.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas teóricas e práticas (i.e. conteúdos do programa pelo docente)
- Aulas Práticas de técnica individual (domínio da bicicleta), coletiva (integração no grupo) e adaptação ao meio ambiente (natureza/estrada),
- Análise e elaboração de documentos (e.g. roadbook);
- Apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes.
Espera-se que cada estudante analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC.
Articulação entre as aulas de natureza expositiva, os trabalhos realizados pelo estudante e as tarefas a de natureza prática no terreno, de forma a permitir aos estudantes, compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado ao cicloturismo, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Avaliação Contínua:
- Participação - 10%
- Trabalho em Grupo - 25%
- Avaliação Prática - 65%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final de cariz teórico - prático.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Alpiarça, M. (2013).Do ABC da BTT até onde puderes...Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda.
Barroso, M. (2017). O Livro da Bicicleta. Esfera dos Livros (Ed.).
Guia Orientador: Ciclismo e Dinamização da Actividade Turística (2016). Federação Portuguesa de Ciclismo (Ed.).
Halon, T. (1998). The Sports Rules Book . USA: Human Kinetics.
Mood, D., Musker, F. & Rink, J. (1999). Sports and Recreational activities. (12ªEd). USA: McGraw-Hill.
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