Preparação Física em Desportos de Natureza

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: DN04
Sigla: PFDN
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo André Monteiro Robalo
Corpo docente: Susana Sofia Martins Garradas

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a terminologia utilizada no âmbito do treino desportivo, nomeadamente na preparação física.
Dominar os conceitos relativos à carga e adaptação na preparação física.
Conhecer meios e fatores para a preparação física.
Domínio de conhecimentos nas áreas da organização, planeamento e periodização do treino desportivo.
Utilizar métodos de avaliação da preparação física.

Conteúdos programáticos

Leis ou princípios do treino desportivo, em concreto no âmbito da preparação física.
A carga de treino e processos adaptativos na preparação física.
Meios de treino, especificamente na preparação física.
Fatores do treino desportivo.
O treino das capacidades físicas: A resistência / A velocidade / A força / A flexibilidade.
Organização e planeamento do treino desportivo no âmbito da preparação física.
Periodização e estrutura do treino desportivo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A preparação física em desportos de natureza revela-se como um pilar base de compreensão do processo de intervenção em desportos de natureza, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita compreender as bases para o exercício em desportos de natureza.

Metodologias de ensino

Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Planificação de sessão + Intervenção - 30% (10% Plano de Sessão + 20% Didática)
- Testes - 60% (30% + 30%).
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bompa, T. & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. (5th edition). Champaign: Human Kinetics.
Carling, C., Reilly, T. and Williams, A. (2009). Performance assessment for field sports. London: Routledge.
Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J .; Vieira, J. (1996). Sports Training Methodology. Lisbon: Editions FMH-UTL.
Vrijens, J. (2006). Sportsman's reasoned training. Inde: Barcelona.
Weineck, J. (2005). Total Training. Paidotribo: Barcelona.
Laboratório de Ciências do Desporto (esqueleto anatómico, analisador de gases, entre outros instrumentos).

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