Gestão e Marketing do Desporto de Natureza

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: DN10
Sigla: GMN
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Paulo Alexandre Correia Nunes
Corpo docente: Paulo Alexandre Correia Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Entender a organização dos serviços dos desportos de natureza.

2. Conhecer as tendências dos desportos de natureza e os comportamentos de consumo dos/as clientes.

3. Conhecer o mercado dos desportos de natureza, nas suas diferentes dimensões, reconhecendo as suas importâncias a nível social, económico e político.

4. Conhecer e aplicar as dimensões do planeamento: estratégico; tático e operacional.

5. Proporcionar conhecimentos básicos necessários à elaboração, implementação e coordenação de estratégias de marketing simples aplicadas aos desportos de natureza.

Conteúdos programáticos

1. Quadro conceptual da gestão dos desportos de natureza.

2. Gestão dos desportos de natureza: contextos e práticas.

3. Funções da gestão.

4. A empresa e o seu ambiente.

5. Gestão e marketing dos desportos de natureza.

6. A liderança.

7. A marca como fator diferenciador.

8. O mercado dos desportos de natureza.



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, da forma de organização dos mercados e da importância do Marketing para a gestão dos desportos de natureza. 

Metodologias de ensino

A disciplina é semestral e a organização dos conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.  

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos/as estudantes, são a apresentação de sub-temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de projeto.  

A avaliação é contínua e os/as estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.    

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação revestirá a forma de um processo continuado de produção de informações relevantes sobre os desempenhos académicos dos/as estudantes.

Ao nível da Avaliação Formativa:
1. Práticas de interação com os/as estudantes que permitam a reflexão sobre os seus processos de aprendizagem e o seu nível de desenvolvimento de competências (20%).
2. Trabalho de Projeto (30%).

Ao nível da Avaliação Sumativa:
1. Prova Escrita de Conhecimentos (50%)

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

Estar presente e participar em 75% das aulas e participar na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos.

Bibliografia

Arraya, M., & Silva, M. N. (2014). Tendências Contemporâneas da Gestão Desportiva. Lisboa: Visão e contextos, Edições e Representações, Lda.

Bender, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século. Porto Alegre: Penso.

Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9727352364

Dionísio, P. (2009). Casos de Sucesso em Marketing Desportivo. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Hoey, R., Smith, A. C., Stewart, B., & Westerbeek, H. (2012). Sport Management Principles and applications 3ªedition. New York: Routledge.

Lendrevie, J., Lindon, D., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Marques, A. (2012). Marketing Relacional. 1ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Masteralexis, L. P., Barr, C. A., & Hums, M. A. (2012). Principles and Practice of Sport Management (Fourth edition ed.). USA: Jones & Bartlett Learning.

Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Antunes, J. Nascimento, V. Queiroz, Z. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática Porto Alegre, v.22, n.1, jan./abr. 2019.

Mullin, B., Hardy, S., Sutton, W. (2004). Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed.

Smith, A. C. (2008). Introduction to Sport Marketing. USA: Elsevier.
XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

Observações

Os/as estudantes com estatuto especial, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua. 

Página gerada em: 2024-04-24 às 02:14:29