Vela

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: DN11
Sigla: V
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mário André da Cunha Espada
Corpo docente: Ana Cristina Costa Gaspar da Silva Domingos
Goreti Maria Lourenço Sousa Nunes

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Vela.
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História da Vela.
Caracterização da modalidade desportiva Vela (especificidades, equipamentos).
Condições e características do meio.
Análise das condições climatéricas, leitura e interpretação do plano de água.
Regras de segurança na Vela.
Postura corporal na modalidade desportiva Vela.
Gestos técnicos da modalidade desportiva Vela.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s);
- Visionamento de videos e partilha documentos ;
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associados à vela, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua

- Participação - 15%
- Trabalho em grupo/Oral - 25%
- Teste - 10%.
- Avaliação prática - 50%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final ( teórico e prático).


Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

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