Código: | DN15 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | C | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Amílcar Sardinha Antunes |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
David Luís Sarmento Gonçalves |
Português
Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Canoagem
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
História da Canoagem: Vertentes desportivas e de lazer. Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática da canoagem, tipologia das embarcações em função da sua utilização: Caiaques, canoas e pagaias.
Equipamentos de segurança: Coletes, cabo de reboque, saiote.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de canoagem.
Etapas de ensino-aprendizagem: embarque e desembarque, esvaziamento de um caiaque, o que fazer quando o caiaque vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado à canoagem, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 40%.
- Avaliação prática - 50%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final de cariz teórico - prático.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Jimenéz, A. & Rodríguez, J. (2005). Recreational kayaking. Editorial Wanceule.
Mood, D., Musker, F. & Rink, J. (1999). Sports and Recreational activities. (12th Ed). USA: McGraw-Hill.
Issurin, V. (1998). Science & Performance of Canoe / Kayak, High-performance Training. Publication: Elite Sport Department of Israel.
Hernández, J. (1993). Piraguismo I and II. Collection of El Corte Inglês. Spanish Olympic Committee.
Cox, R. (1992). The Science of Canoeing. Cheshire: Coxburn Press.
|