Código: | DN17 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TIC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo |
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Corpo docente: |
João Vitor Torres |
Português
Analisar e avaliar software , nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web.
Gerir o uso das tecnologias, integrando-as de forma natural em contexto.
Planificar ações/intervenções, integrando as TIC.
Utilizar o software de uso genérico em contexto profissional.
Utilizar as TIC como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais.
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia.
Compreender as potencialidades das redes sociais para a construção de comunidades.
Identificação e utilização de software social em atividades práticas (Construção de documentos online (Ex: Google sites, formulários; Armazenar e partilhar documentos na Cloud).
Processador de texto como instrumento de apoio à construção e divulgação de informação (Elaboração de cartazes, desdobráveis e brochuras; Elaboração documentos de carater científico).
Folha de Cálculo (Construção de fórmulas e utilização adequada de funções; Desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão de eventos; Análise e organização de dados obtidos a partir de formulários online).
Apresentações multimédia (Programas de apresentação multimédia (PowerPoint e Prezi); Construção de apresentações multimédia; Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia; Criar apresentações em PowerPoint; Inserção de grafismos, áudio e vídeo; Regras adequadas para elaboração de uma apresentação multimédia).
Utilização das redes sociais em contexto profissional (Criação e dinamização de uma comunidade online)
Os conteúdos da unidade curricular visam proporcionar as aprendizagens necessárias aos estudantes para a consecução dos objetivos previstos. Os conceitos teóricos e as práticas a desenvolver nas atividades letivas permitem aos estudantes passar a ter os conhecimentos e a ser capazes de desempenhar as ações essenciais a qualquer pessoa que tenha que desenvolver um site, com a qualidade necessária à sua divulgação a um público específico.
0 trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com a conceção e publicação de produtos para a Web. As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
a) Leitura, discussão e analise de textos;
b) Resolução de atividades práticas;
c) Trabalho em grupo que englobará a conceção e elaboração de um protótipo de um site (projeto);
d) Apresentação e discussão dos projetos (trabalho de grupo).
As quatro componentes de trabalho a desenvolver na unidade curricular proporcionam ambientes de trabalho com diversidade e multiplicidade de situações. Os estudantes que participarem nesta unidade devem participar em atividades individuais e em atividades de grupo, que permitirão, por um lado, a apropriação dos conceitos teóricos e os conhecimentos de ferramentas informáticas para construção de sites, e por outro lado, o desenvolvimento das competências individuais e de trabalho em equipa.
A leitura e discussão de textos permitirá aos alunos adquirir os conhecimentos teóricos, as atividades práticas permitirão a aquisição de competências no uso do software apropriado a construção de sites, a conceção, o desenvolvimento e a apresentação de um projeto permitirão implementar os conhecimentos teóricos e as competências referidas, aplicadas a uma situação concreta e no contexto da sua atividade académica.
A avaliação será efetuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das atividades práticas propostas e do seu envolvimento na conceção, elaboração e apresentação de um pequeno projeto de trabalho (protótipo de um site).
Para os estudantes em regime de avaliação contínua, a classificação final terá em conta os seguintes pesos:
A classificação final terá em conta os seguintes pesos:
Participação nas aulas e resolução das atividades práticas – 25%
Projeto de trabalho/portefólio - Conceção e elaboração – 55%
Apresentação e discussão – 20%
Os estudantes não abrangidos em avaliação contínua serão avaliados através de uma prova de exame.
De acordo com o regime de frequência e avaliação da instituição.
Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A. & Cardoso, D. (2012). Crianças e Internet em Portugal. Coimbra: Editorial Minerva.
Pereira, C. & Neves, R. (2011). Os idosos na aquisição de competências TIC. Educação, Formação e tecnologias 4(2) (pp. 15-24).
Gonçalves, V. & Patrício, R. (2010). TINA: um projeto para netos e avós. In Atas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Instituto
Figueiredo, D. (2008). Educação, Tecnologia e Espírito do Tempo. Obtido em 12 de Outubro de 2011, de Academia.edu:
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projetos – Guião prático. Lisboa: ME-DGIDC.
Costa A. (2005). A aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line. In Avaliação de locais virtuais de conteúdo.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Figueiredo, D. (2000). Novos Media, Nova aprendizagem. In: Novo conhecimento, nova aprendizagem (pp. 71-81). Lisboa: Fundação Calouste.
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