Remo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: DN18
Sigla: R
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Jorge Lourenço dos Santos
Corpo docente: Pedro Hélder Santos Reis

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos do Remo
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História do Remo: vertentes desportivas e de lazer.
Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática do Remo, tipologia das embarcações em função da sua utilização.
Equipamentos de segurança para iniciação. Coletes e flutuadores.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de Remo.
Etapas de ensino-aprendizagem: embarque e desembarque, manobras, o que fazer quando o barco vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado ao Remo, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 40%.
- Trabalho em grupo ou Teste escrito - 30%.
- Avaliação prática 30%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24o do RFA).

Página gerada em: 2024-04-25 às 08:16:45