Código: | DN18 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | R | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
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Corpo docente: |
Pedro Hélder Santos Reis |
Português
Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos do Remo
Conhecer todos os cuidados de preservação e manutenção do material específico da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Conhecer e saber aplicar princípios pedagógicos no ensino de habilidades motoras relativas à iniciação ao Remo. o
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
História do Remo: vertentes desportivas e de lazer.
Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática do Remo, tipologia das embarcações em função da sua utilização.
Equipamentos e medidas de segurança para iniciação à modalidade.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de Remo.
Etapas de ensino aprendizagem: embarque e desembarque, manobras, o que fazer quando o barco vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC possibilitam aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da sua aplicação em diferentes ambientes e com populações diferenciadas.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- aulas teóricas de exposição de temáticas e conteúdos do programa e sua aplicação prática
- aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, e apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.
A articulação entre o trabalho teórico, eminentemente de natureza expositiva, as tarefas de tipologia prática e os trabalhos realizados pelos alunos, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreenderem os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos do Remo, favorecendo o surgimento de espaços de reflexão sobre os percursos e as orientações a seguir no planeamento e implementação de atividades.
Avaliação contínua
- Participação: 20%.
- Avaliação prática: 30%.
- Trabalho individual: 20%
- Trabalho em grupo ou Teste escrito: 30%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Espera-se que cada estudante esteja presente em pelo menos 75% das sessões de aplicação prática, que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24o do RFA).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
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