Remo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: DN18
Sigla: R
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Jorge Lourenço dos Santos
Corpo docente: Pedro Hélder Santos Reis

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos do Remo
Conhecer todos os cuidados de preservação e manutenção do material específico da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Conhecer e saber aplicar princípios pedagógicos no ensino de habilidades motoras relativas à iniciação ao Remo. o
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História do Remo: vertentes desportivas e de lazer.
Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática do Remo, tipologia das embarcações em função da sua utilização.
Equipamentos e medidas de segurança para iniciação à modalidade.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de Remo.
Etapas de ensino aprendizagem: embarque e desembarque, manobras, o que fazer quando o barco vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC possibilitam aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da sua aplicação em diferentes ambientes e com populações diferenciadas.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- aulas teóricas de exposição de temáticas e conteúdos do programa e sua aplicação prática
- aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, e apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho teórico, eminentemente de natureza expositiva, as tarefas de tipologia prática e os trabalhos realizados pelos alunos, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreenderem os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos do Remo, favorecendo o surgimento de espaços de reflexão sobre os percursos e as orientações a seguir no planeamento e implementação de atividades.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação: 20%.
- Avaliação prática: 30%.
- Trabalho individual: 20%
- Trabalho em grupo ou Teste escrito: 30%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em pelo menos 75% das sessões de aplicação prática, que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24o do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
Página gerada em: 2024-05-06 às 14:45:30