Estágio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: DN19
Sigla: EST
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 30
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mário André da Cunha Espada
Corpo docente: Amílcar Sardinha Antunes
Fernando Jorge Lourenço dos Santos
Luís Filipe Moutinho Leitão
Mário André da Cunha Espada
Ricardo André Monteiro Robalo

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Observar e ser capaz de analisar e descrever a estrutura e as dinâmicas das organizações, no âmbito dos seus projetos e atividades.
Apoiar e intervir no planeamento, programação, organização, direção e controlo de projetos, programas e atividades desportivas.
Conceber ou selecionar instrumentos adequados para responder às necessidades das situações colocadas pela prática.
Aplicar conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação académica em contextos reais de trabalho.
Integrar novos conhecimentos e competências adquiridas em contexto profissional.

Conteúdos programáticos

Formação em contexto de trabalho.
Elaboração de portefólio e relatório final de estágio.
Apresentação pública do(s) trabalho(s) desenvolvido(s).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC:
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular assenta no plano de estágio individualizado e na prática pedagógica inerente ao processo e no âmbito dos desportos de natureza.

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino:
Esta Unidade Curricular que se desenvolve preferencialmente em locais de trabalho reais.
Os estudantes devem ser capazes de se integrar com facilidade nas diferentes equipas de trabalho, independentemente dos objetivos e suportes a utilizar.
As atitudes, a criatividade e os conhecimentos exibidos pelos estudantes serão fundamentais para o sucesso do estágio.
As empresas ou instituições apoiadas no Supervisor/a, desenharão um plano de estágio para cada estudante e acompanharão os estagiários durante todas as fases do processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos
de aprendizagem da UC:
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
É fundamental que cada estudante estude de forma aprofundada os seus conhecimentos sobre o local de estágio selecionado.
A integração do estudante na equipa, o conhecimento dos métodos de trabalho, assim como equipamentos, procedimentos e linguagens instaladas, devem de ser uma preocupação constante.
As atitudes dos estudantes no que concerne à postura, ao saber-ser e saber-estar, à capacidade de se integrar interdisciplinarmente, associado a atitudes pró ativas e de responsabilidade serão elementos valorativos.
A figura do Supervisor/a que em conjunto com o orientador/a desenharão o plano de estágio do estudante fará um acompanhamento muito próximo na integração e desenvolvimento do estagiário.

Metodologia e provas de avaliação

Metodologia e provas de avaliação:
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram ou revelaram, durante o estágio, nomeadamente no que se prende com os conhecimentos; Aptidões e atitudes.
A avaliação que o supervisor fará de cada estagiário (em ficha fornecida) juntar-se-á a avaliação do relatório e da apresentação que o júri designado para o efeito lhe atribuir.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
Os estudantes deverão cumprir o número de horas inscritas (810 h) salvo justificação de acordo com a regulamentação.

Bibliografia

Capucha, L. (2008). Project Planning and Evaluation. Practical Guide. Lisbon: Ministry of Education.
Estrela, E., Soares, M. A., Leitão, M. J. (2007). Know how to write a thesis and other texts (5th ed.). Lisbon: Don Quixote.
Serrano, P. (1996). Writing and presentation of scientific papers. Lisbon: Relógio D’Água.
General Rules for Writing Internship Reports at IPS - available at https://www.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=7295&pv_cod=51aa6aaaId8a

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