Culturas Populares

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: LAS100
Sigla: CP
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LAS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Corpo docente: Gilberto Fernandes da Costa
Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Rahul Mahendra Kumar

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao objeto cultural popular, enquanto mecanismo de conservação e construção individual, e enquanto fator de representação e transformação social.
2. Desenvolver o gosto pela especificidade do fenómeno cultural e estético, com particular importância para a sua leitura crítica.
3. Recolher, selecionar e organizar textos da literatura tradicional com pertinência etnológica e formativa. Analisá-¬los e interpretá-¬los. Produzir materiais e gizar estratégias para a sua animação. Relacionar a literatura com outras séries artísticas e culturais e em particular com a música.
4. Conhecer manifestações musicais das diferentes regiões geográficas/étnico-¬culturais de Portugal. Conhecer formas musicais e organologia associada aos contextos étnico¬-culturais. Selecionar e adequar formas de música tradicional com textos sugeridos.

Conteúdos programáticos

Evolução semântica das palavras cultura e literatura.
Textos literários tradicionais, de transmissão oral e de carácter universal.
Literatura tradicional e oral no contexto da antropologia cultural.
Conceitos literários específicos:
literatura oral,
literatura popular,
literatura culta.
Tipologias e géneros literários tradicionais (Provérbios, lengalengas, rimas, quadras, cantigas de embalar;
mistérios, farsas e cegadas; lendas, contos e romances…)
Instrumentos de análise e interpretação do texto literário oral.
Literatura, Música e Artes Plásticas.
Alguns temas relevantes (A imagem da mulher, a função dos animais, etc.)
A animação do texto popular.
A sua importância e funções: a função da rítmica, da métrica e da rima.
A literatura para a infância e a cultura popular.
Etnografias rurais e urbanas
Crónicas e Literatura de Viagens
Mitologias e Religiosidades
Medicinas Populares
Lugares e Lazeres.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A discussão a partir da informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de trabalhos escritos; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos de animação textual e musical; (i) Audição e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de trechos musicais.
Em suma Privilegiar-¬se¬-á a animação de leituras; de documentos escritos, áudio, vídeo e multimédia, a realização de trabalhos de pesquisa e de projeto, e a recolha e divulgação do património imaterial.
Avaliação
I) Avaliação contínua
II) Avaliação sumativa (1 trabalho de grupo e um teste final)

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas sobre a leitura e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de obras literárias. A discussão a partir da informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração 1de trabalhos escritos; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos de animação textual e musical; (i) Audição e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de trechos musicais. Em suma Privilegiar-se-á:
- A produção de textos descritivos, analíticos e críticos.
- A elaboração de materiais didáticos, formativos e lúdicos.
- A animação de leituras. Leitura, análise e discussão de documentos escritos, áudio, vídeo e multimédia.
- A realização de trabalhos de pesquisa (trabalho de campo, observação participante e trabalho de projeto), recolha e divulgação de documentos, questionários, entrevistas e histórias de vida.

2. Acompanhamento tutorial (Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino articulam-se com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular na sua dimensão criativa e investigativa. Consideramos que o facto de os estudantes terem que pesquisar no terreno permite a concretização das propostas de animação mais integradoras das diferentes áreas. Os estudantes têm a oportunidade de apresentar as suas pesquisas de forma aliciante, adequadas e desafiadoras, rentabilizando os saberes teóricos das diferentes áreas. A permanência no terreno vai, por um lado, permitir uma perspetiva global das culturas populares, por outro, complementar as pesquisas bibliográficas e dar maior consistência à leitura, interpretação, assim como às produções escritas individuais e coletivas.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
I) Avaliação contínua - assiduidade e participação nas aulas, trabalhos de pesquisa, fichas de leitura e interpretações literárias e musicais… (30%)
II) Avaliação sumativa - 1 trabalho de grupo (escrito) (40%). Apresentação oral do trabalho escrito (30%)

Regime de assiduidade

Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) seja assíduo (só poderá faltar a uma das aulas de cada um dos três módulos) e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos e audições de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados. A falta de assiduidade será impeditiva de uma avaliação contínua, sendo o aluno obrigado a apresentar-se a exame no fim do semestre.

Bibliografia

- AGUIAR e SILVA, V. M. – Teoria da literatura. 8ª. ed. Coimbra: Liv. Almedina, 1990.
-ALBUQUERQUE, Fátima. A Hora do Conto. Lisboa. Editorial Teorema, 2000.
-BETTELHEIM, B., Psicanálise dos contos de fadas. Trad. port., 4ª ed: Lisboa: Livraria Bertrand, 1991.
- Contos da Lusofonia. Os mais belos contos tradicionais. (Textos recolhidos por M. Margarida Pereira-Muller). Barcelos. Livraria Civilização Editora, 1998.
-BOCAGE. Fábulas de Bocage. Setúbal. Centro de Estudos Bocageanos, 2000.
- CARMO, M., DIAS, M. C., Introdução ao texto literário: noções de linguística e literariedade, 12ª ed., Lisboa: Didáctica Editora, 1989.
- COELHO, A. B., Portugal na Espanha Árabe, Lisboa: Seara Nova, vols. 1, 2, 3, 4, 1970 – 1974.
-COELHO, Adolfo. Contos Populares Portugueses. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1985.
-COELHO, Adolfo. Jogos e Rimas Infantis. Porto. Edições ASA, 1994.
-COSTA, Maria. No Reino das Fadas. Lisboa. Fim de Século Edições Lda., 1997.
- Dicionário de Literatura. Direcção de Jacinto do Prado Coelho. Porto: Figueirinhas, vols. 1, 2, 3.
-DINIZ, Maria. As Fadas Não Foram à Escola. Porto. Edições ASA, 1993.
- ESOPO, Fábulas: as cem mais famosas fábulas de Esopo. Trad. port., Mem Martins: Publicações Europa – América, colecção Livros de Bolso (409), s/d.
- LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo. Editora brasiliense, 1994.
-MENÉRES, Maria. Fábulas de La Fontaine. Porto. Edições ASA, 1999.
-MULLER, Adolfo. O Príncipe Imaginário e outros Contos Tradicionais Portugueses. Porto. Distri Editora, 1985.
-PATRÍCIO, Madalena (coord.). Contos, Fábulas e Outras Histórias. Lisboa. Departamento da Educação Básica, 1994.
-PEDROSO, Consigliere. Contos Populares Portugueses. Lisboa. Editora Veja, 1985.
-PEREIRA, Luciano. Os Animais e os Contos Tradicionais Portugueses. Setúbal. Escola Superior de Educação de Setúbal, 1991.
-SANTOS, Maria (comp.). Dicionário de Provérbios, Adágios, Ditados, Máximas, Aforismos e Frases Feitas. Porto. Porto Editora, 2000.
-SEMEDO, Curvo. Fábulas. Europa – América, 1985.
-TRAÇA, Maria. O Fio da Memória. Do Conto Popular ao Conto para Crianças. Porto. Porto Editora, 1992.

Bibliografia complementar para a área de antropologia e etnografia 2022-2023

1. Maria de Lurdes Lima dos Santos, "Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas)" Análise social, n. 101-102, 1988, 689-702.
2. Roger Chartier, "Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico", Revista Estudos Históricos, vol. 8. n. 16, 1995, 179-192.
3. Eric Hobsbawn e Terence Ranger, A invenção das tradições, Rio de Janeiro: Paz e terra, 2008 [1983], 9-23.
4. Daniel Melo "As marchas populares: a encenação da cidade de Lisboa", em Salwa Castelo Branco e Jorge Freitas Branco, Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal, Oeiras, Celta Editora, 2003, 307-321.
5. Salwa Castelo Branco e Jorge Freitas Branco, “Folclorização em Portugal: uma perspectiva”, Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal. Oeiras, Celta Editora, 2003, 1-21.

Observações

No final do trabalho as aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) capacidade de pesquisa, de organização e de gestão da informação, evidenciando uma correta apropriação e uma utilização original e criativa dos diferentes conceitos; (b) produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e problemáticas variáveis com destaque para os de descrição e interpretação das obras de arte e dos fenómenos literários em particular. As competências comunicativas e linguísticas específicas da leitura evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de leitura, textos de opinião e de crítica literária…; (c) apresentação pública de trabalhos.

Página gerada em: 2024-03-28 às 15:28:53