Código: | LAS15 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | RIGG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
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Corpo docente: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
Português
A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais da animação e intervenção sociocultural como sendo a álise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
¬ analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
¬ reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
¬ identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
¬ comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
¬ pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática
1. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A linguagem verbal e não-verbal
- A eficácia da comunicação
- A perceção do outro
- Os processos de influência social
- Os estilos pessoais de comunicação
2. Formação de impressões e processos de categorização
- A importância das primeiras impressões
- Fatores que contribuem para a formação das impressões
- O papel das primeiras impressões no processo de categorização
3. O conflito no âmbito do relacionamento interpessoal e intergrupal
- Significados atribuídos ao conceito de conflito
- A natureza do conflito
- Os ciclos de evolução do conflito
- As estratégias de enfrentamento do conflito
- A escuta ativa nos processos de mediação
4. Estrutura e processos de grupo
- A Pressão do grupo para a conformidade
- Modos de comunicação em grupo
- A observação dos processos de interações de grupo
- Tarefas e desempenho no funcionamento do grupo
5. O nível grupal e organizacional da comunicação
- Estrutura organizacional e comunicação
- Comunicação ascendente, descendente e lateral
- A gestão de grupos na atividade do profissional
Esta Unidade Curricular tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais.
O trabalho dos futuros licenciados nas áreas da animação e intervenção sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.
O trabalho desenrolar-se-á em contexto de sessões teórico-práticas.
São promovidas estratégias de auto¬aprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional
Em termos globais, os objetivos, os resultados da aprendizagem esperados, na sequência da realização da Unidade Curricular são:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos.
Para a realização destes objetivos, para além das estratégias e metodologias acima referidas são potenciadas as seguintes estratégias:
- O acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
- Uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Existem duas modalidades de avaliação na UC, nomeadamente, o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação sumativa.
O regime de avaliação contínua, contempla os seguintes elementos de avaliação:
a) elaboração de três relatórios escritos, realizados em grupo, sobre as sessões designadas no início do semestre e que envolvem dinâmicas realizadas em sala.
b) avaliação individual escrita relativa á temática do conflito no âmbito das relações interpessoais.com apresentação oral.
A participação do aluno em sala tem um peso de 10%, os relatórios de grupo 40% e o relatório individual 50%. O exame assume o valor de 100%.
Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.
Caetano, A. (1993). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (coord.), Psicologia Social (pp. 89 - 111). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Curral, L. & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho, J. Neves & A. Caetano (coord.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 357 – 378). Lisboa: Editora McGraw-Hill.
Fachada, O. (2005). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Rumo.
Herédia, R.A.S. (2000). Resolución del Conflicto.Bilbao:
Ediciones Mensajero.
Jesuino, J.C. (1993). Estrutura e processos de grupo: Interacções e fatores de eficácia. In J. Vala & M. B. Monteiro (coord.), Psicologia Social (pp. 259 – 286). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Neves, J. (2001). O processo de liderança. In J. M. Carvalho, J. Neves & A. Caetano (coord.). Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 377- 403). Lisboa: Editora McGraw-Hill .
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