Código: | LAS16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EAA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz José Miguel Freitas |
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Corpo docente: |
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz Diogo Miguel Quaresma Jorge de Oliveira |
Português
. Reconhece a importância do papel do animador para sustentabilidade ambiental nas sociedades contemporâneas.
. Equaciona as consequências da intervenção do ser humano no ambiente face ao conhecimento científico disponível.
. Compreende a importância do comportamento individual e colectivo para as problemáticas ambientais da atualidade.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em confronto.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos no seu discurso e nas suas práticas.
. Adquire competências na área da organização e implementação de atividades no âmbito da animação e educação ambiental
1.Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de desenvolvimento económico e social
Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
O ambiente natural e humano da Península de Setúbal
Políticas ambientais em Portugal à escala local, regional e nacional: processos, agentes e atores
Alterações climáticas, mitigação e adaptação climáticas
Resíduos: gestão e 3 R’s
2. Animação e educação ambiental
Conceitos e objectivos da educação ambiental
Educação ambiental e desenvolvimento sustentável
O papel do animador para o desenvolvimento de uma cidadania ambiental
- A animação ambiental à escala local
- Metodologias e atividades de educação ambiental e animação de grupos
- Contextos de educação ambiental, recursos e materiais pedagógicos
Estratégias de gestão do programa
Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
Ao longo da disciplina os alunos realizarão, em pequeno grupo, um projeto de intervenção no âmbito da educação ambiental, concebido para um contexto concreto (análise das necessidades; definição de objetivos; planeamento da intervenção; avaliação da intervenção).
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; e) Participação em seminários; f) Participação em visitas de estudo e saídas de campo; g) Conceção e implementação de uma ação de intervenção no âmbito da educação ambiental.
O projecto de intervenção, em grupo, parte da identificação de problemáticas reais, relacionadas com contextos concretos, que podem ser ou a Escola Superior de Educação ou as instituições seleccionadas no âmbito da UC de “Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos”, mais concretamente no contexto do “Projeto de Intervenção Comunitária” que os estudantes têm de desenvolver no 2º semestre do 2º
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos e ao apoio individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e à distância, contribuindo para a utilização das ferramentas de comunicação online.
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, privilegiando-se a discussão de temas da atualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto com fontes credíveis de informação e o equacionar de formas de participação e intervenção. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na perspectiva da animação e da educação ambiental e a análise de estratégias e atividades adequadas a diferentes contextos.
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre um trabalho em pequeno grupo resultante da conceção e implementação de uma ação de intervenção no âmbito da educação ambiental. Conceção e implementação de uma ação de intervenção no âmbito da educação ambiental adequada a um contexto específico) e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto com atividades desenvolvidas ao longo do semestre (nomeadamente, visita de estudo, saída de campo, análise de textos, …).
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste (30%), trabalho de grupo (60%) e participação individual (10%).
Qualquer situação de fraude será resolvida de acordo com o estipulado no Despacho n.º 40/Presidente/2021 do IPS.
Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas, é desejável uma assiduidade de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90 %.
Os estudantes com estatuto especial não têm assiduidade mínima, mas têm que acompanhar e realizar as atividades. Estes estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação.
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