Código: | LAS18 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Helena Maria Espada Simões |
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Corpo docente: |
Amélia Cristina Lourenço Rosa Ema Isabel Martins da Luz Inácio |
Português
Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica, psicológica e social.
Identifica os determinantes da saúde e factores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações.
Identifica os constructos sócio-cognitivos (como as crenças, atitudes e representações sociais) presentes no universo da saúde.
Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes no nossop quotidiano.
Explicita o papel do Licenciado em Animação e Intervenção Sociocultural em matéria de Saúde.
Planea acções e intervenções compatíveis com a óptica da promoção da saúde, da segurança e do bem estar.
Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a promovem.
Reflecte sobre as implicações das aprendizagens desta disciplina para a sua futura atividade como animador.
Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma moodle e ferramentas multimédia.
• Conceito de Promoção da Saúde
• Conceito de Saúde e seus determinantes.
• Problemáticas da saúde no nosso quotidiano.
• A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
• O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em saúde.
• Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
• Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde
Outros conteúdos a abordar: em resposta aos interesses manifestados pelos estudantes e ao desenvolvimento das atividades, serão abordados conteúdos em áreas da saúde específicas com recurso, se pertinente, a especialistas convidados.
Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do campo de ação da educação para a saúde e das diferentes teorias e modelos que podem fundamentar projetos de intervenção nesta área. Pretende-se desenvolver uma perspetiva abrangente e problematizadora do conceito de saúde, promoção da saúde e educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões.
No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as Ciências da Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver competências e atitudes para a prevenção e promoção da saúde a UC é organizada de forma modular com temas diferentes, mas articulados entre si.
Nos módulos, de caráter teórico-prático, para além da exploração do papel do licenciado em Animação em matéria de promoção da saúde e da reflexão sobre diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais em favor do entendimento das temáticas.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Pesquisas em bases de dados; b) Participação em seminários c) Comunicação com o professor e colegas via email; d) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; e) Realização de uma ação de intervenção em grupo (elaboração de propostas; planificação e desenvolvimento de atividades; implementação; avaliação).
O projeto de intervenção, em pequeno grupo, parte da identificação de problemáticas reais, relacionadas com contextos concretos, que podem ser ou a Escola Superior de Educação/IPS ou as instituições selecionadas no âmbito da UC de “Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos”, mais concretamente no contexto do “Projeto de Intervenção Comunitária” que os estudantes têm de desenvolver no 2º semestre do 2º ano.
As metodologias de ensino reflectem a diversidade de temas e abordagens dentro da educação para a saúde. A ênfase é colocada na concepção e implementação de projectos de intervenção adequados a contextos específicos.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e avaliação sumativa.
Avaliação continua: participação e dinamização de atividades nas aulas, ao longo do semestre, mediante calendarização a estabelecer. Será objecto de avaliação individual a assiduidade e pontualidade, pertinência e qualidade das intervenções na sala de aula. – 10%
Avaliação sumativa:
Teste Individual - 30%;
Trabalho de grupo – 60% (máximo de 5 elementos).
Trabalho de conceção e implementação de uma acção de intervenção no âmbito da educação para a saúde adequada a um contexto específico
A classificação final resulta da média ponderada das classificações dos diferentes momentos de avaliação.
Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
Os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estes estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).
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