Código: | LGP10002 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | RIGG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Francisca da Silva Moura |
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Corpo docente: |
Ana Francisca da Silva Moura |
Português
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática
1. A importância da comunicação nas relações interpessoais
O processo de comunicação: o conceito e as características
A linguagem verbal e não-verbal
A eficácia na comunicação
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
A formação de impressões e os processos de categorização
A importância das primeiras impressões
Fatores que contribuem para a formação das impressões – o efeito de ordem, o efeito de halo
atitudes, impressões, estereótipos
preconceito, discriminação
3 A relação entre os individuos e/ou os grupos
condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação
4. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- diferentes modelos de resolução dos conflitos
5. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.
6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar
7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2. Orientação tutória
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2 Orientação tutorial
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2 Orientação tutórica
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras actividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre
Existem duas modalidades de avaliação na UC: o regime de avaliação contínua e o de avaliação sumativa.
Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final. Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:
Apresentação de um ponto do programa com recurso à bibliografia da UC e dinamização de uma sessão (60%)
Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%)
Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.
Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt
Caetano, A. (1997). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (Coord.), Psicologia social (pp. 89-111). Fundação Calouste Gulbenkian.
Curral, L., & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Coord.), Manual de psicossociologia das organizações (pp. 357-377). McGraw-Hill.
Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.
Fachada, M. O. (2014). Liderança: A prática da liderança. A liderança na prática. Edições Sílabo.
Golovanova, I. (2018). O poder dos seus gestos. Porto Editora.
Hattie, J. (2009). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge.
Herédia, R. A. S. (2000). Resolución del conflicto. Ediciones Mensajero.
Jesuíno, J. C. (1993). Estrutura e processos de grupo: Interações e fatores de eficácia. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Coord.), Psicologia social (pp. 259-286). Fundação Calouste Gulbenkian.
Maldonado, M. T. (2010). O bom conflito. Guerra e Paz.
Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2016). Processos de grupo – Um manual para estudantes e profissionais. Fundação Manuel Leão.
Rosenberg, M. B. (2021). Comunicação não-violenta: O segredo para comunicar com sucesso. Alma dos livros.
Wiggins, G. (2012). Feedback for learning: Seven keys to effective feedback. Educational Leadership, 70(1), 10-16.
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