Código: | LGP20001 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EPAP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ricardo André Monteiro Robalo |
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Corpo docente: |
Ricardo André Monteiro Robalo |
Português
Conhecer e aplicar os fundamentos e noções gerais sobre condição física.
Conhecer os comportamentos de risco e identificar a sintomatologia caraterística das patologias associadas à atividade profissional
Revelar competências de autoavaliação e regulação da condição física, da prática de atividade física e da educação postural, relacionadas com a atividade profissional.
1. Considerações gerais sobre condição física, atividade física e saúde:
- Conceito de condição física. Diferentes dimensões da condição física: a condição física relacionada com o bem-estar e a condição física relacionada com o rendimento;
- Fatores determinantes da condição física;
- Os efeitos do sedentarismo na condição física, saúde e bem-estar;
- Os efeitos da atividade física regular.
2. Considerações sobre a coluna vertebral e a postura:
- Formas de proteção da coluna vertebral como estratégia preventiva;
- Correção dos gestos e atitudes do quotidiano;
- A autoavaliação da postura.
3. A condição física e a atividade profissional:
- Caraterização das exigências da atividade profissional ao nível da: Atenção, perceção, processamento de informação e da sobrecarga informacional;
- Coordenação motora (bi-manual e óculo-manual);
- Fadiga sináptica e muscular;
- Postura no trabalho (Controlo postural e gestual no trabalho);
- Lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho (e.g. Síndrome do Túnel Cárpico).
COMPONENTE PRÁTICA
1. Atividades de desenvolvimento cardiorrespiratório
2. Atividades direcionadas de desenvolvimento e fortalecimento muscular.
3. Atividades de desenvolvimento da flexibilidade.
4. Atividades de relaxamento.
5. Atividades lúdico recreativas.
Esta articulação revela-se, uma vez que os conteúdos selecionados visam o desenvolvimento de competências relacionadas com a manutenção de um nível adequado de atividade física, numa perspetiva de manutenção da saúde e da qualidade de vida por um lado, e por outro da manutenção de um nível de condição física adequado às exigências da atividade profissional, diminuindo o risco de patologias.
As sessões serão centradas na exposição das temáticas pelo professor, na leitura, discussão e análise de textos e na vivência prática no âmbito das atividades físicas.
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá para possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-estudante e entre estudantes sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente.
As atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, perspetivam a aquisição de competências de âmbito teórico e prático relacionadas com os conteúdos de ensino.
Visam o desenvolvimento de competências que permitirão ao estudante procurar: um nível de desempenho adequado a nível das atividades físicas, a minimização dos fatores de risco associados à atividade profissional e o reconhecimento precoce da sintomatologia associada às principais lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMELT).
Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos:
- TRABALHO EM AULA: 30%
Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do aluno em 2 produtos a realizar ao longo do semestre:
- TESTE (individual): 40%
- TRABALHO/APRESENTAÇÃO (grupo): 25%
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na disciplina, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Todos os alunos que não cumprirem os requisitos de avaliação contínua, serão remetidos para exame final.
Espera-se que cada estudante esteja presente em 70 % das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
Espera-se que os estudantes com estatutos especiais (ver regulamento de frequência e avaliação da ESE-IPS no portal), que não possam estar presentes nas sessões previstas, dêem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas, de forma a encontrar um plano alternativo de avaliação contínua.
- ACSM (2018). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 10ª Edição. Baltimore: Williams and Wilkins.
- ACSM (2014). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. 4ª Edição. Baltimore: Williams and Wilkins.
- BERNARD, B. et. al. (1997). Musculoskeletal Disorders and Workplace Factors. USA: NIOSH.
- FRASQUILHO, M. A. (2003). Viva o Stress em Segurança. In: Segurança, Jan/Fev (Dossier), Pp. 25-29.
- FRASQUILHO, M. A. (2003). Stress e Trabalho. In: Segurança, Jul/Ago (Dossier), Pp. 25-29.- HERTLING, D.;
- KESSLER, R. (2006). Management of Common Musculoskeletal Disorders: physical therapy, principles and methods. USA: Lippincott Williams and Wilkins.
- MASCULO, F.; VIDAL, M. (2011). Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. RJ: Elsevier.
- MIRANDA, L. (s.d.). Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho (LMELT). Lisboa: Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas.- National Academy of Sciences. (2001). Musculoskeletal Disorders and the Workplace:Low Back and Upper Extremities. USA: NAS.
- NEVES, V.; DUARTE, J. (2005). Potencial Efeito Preventivo e Terapêutico da Actividade Física no Sídrome do Canal Cárpico. In: Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol. 5, nº 1 Pp. 114-131.
https://osha.europa.eu/pt/tools-and-publications/e-guide-managing-stress-and-psychosocial-risks
http://www.alterstatus.com/pt/o-coracao-e-o-stress-psicossocial
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