Audição, Visão e Surdez

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: LGP30002
Sigla: AVS
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria José Duarte Freire
Corpo docente: Paulo Alexandre Castelão Vaz de Carvalho

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

e Língua Gestual Portuguesa.

Esta unidade curricular tem por objetivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da relação especial que os seres humanos, em particular as pessoas surdas, estabelecem com a perceção auditiva e com a perceção visual e as suas implicações no quotidiano.
As competências desenvolvidas são aquelas consideradas essenciais à compreensão e utilização de conceitos, bem como às implicações práticas no desempenho da sua profissão, decorrentes dos modos preferenciais de comunicação dos interlocutores surdos e ouvintes com quem trabalham.

Conteúdos programáticos

A audição e a visão, suas particularidades e o efeito que a ausência de um ou dois destes sentidos causa na vida das pessoas, no modo como se adaptam ao ambiente e como o interpretam, sentem e dominam e, por outro lado, o modo como a sociedade encara, interage e beneficia ou prejudica as pessoas com surdez parcial ou profunda, baixa visão, cegueira, ou surdocegueira.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Aquisição de diferentes perspetivas e conhecimentos que permitirão uma visão alargada e pragmática dos conceitos desenvolvidos ao longo da UC.

Metodologias de ensino

Exposição de temas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos pós pesquisa dos alunos; discussão e debate.
Haverá ao longo da UC a oportunidade de partilhar diferentes perspetivas, de natureza sociopolítica, desenvolvimental e educativa, apresentadas por alguns convidados de relevo ligados à Comunidade Surda.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A exploração de temas diversos debatidos em aula, bem como a reflexão desenvolvida sobre esses temas, ajudará os discentes a interiorizar informação e dados importantes que lhes permitirão desenvolver a sua visão sobre a comunidade surda, sua língua, cultura e identidade, bem como o seu modo de representação do mundo e da sociedade. A interiorização e compreensão destes conhecimentos, permitirá, ainda, a estes futuros profissionais uma interação mais informada e passível de atingir bons desempenhos e melhores resultados.

Metodologia e provas de avaliação

Assiduidade e participação nas aulas e atividades propostas. - 20%
Portefólio individual contendo relatos das palestras realizadas ao longo da UC acompanhados de uma reflexão pessoal sobre cada uma delas. – 50%
Um trabalho escrito individual ou em grupo apresentado em aula. – 30%

Bibliografia

AHLGREN, I. e HYLTENSTAM, K. (eds.) (1994). Bilingualism in Deaf Education, Hamburg, Signum Verl.
ALMEIDA, M. J. (2007). A criança surda e o desenvolvimento da literacia. Tese Mestrado Universidade de Aveiro/Escola Superior de Educação de Setúbal. Portugal.
ALVES, M. H. (1999). “Ser ou não ser Surdo… como ser Cidadão?”, Palestra na Acção de Sensibilização “Solidariedade e a Integração na Comunidade Surda”
BISPO, M., COUTO, A., CLARA, M.C. e CLARA, L. (2006). O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Lisboa, Caminho
BISPO, M.; COUTO, A.; CLARA, M.; CLARA, L. (eds.) (2009). O Gesto e a Palavra 2. Editorial Caminho. Lisboa, Portugal
CARVALHO, P. (2007). Breve história dos Surdos no mundo e em Portugal. Surd’Universo. Lisboa. Portugal.
Coelho, O. (Coord.) (2005) Perscrutar e Escutar a Surdez, S.M. Feira, Afrontamento
Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais, (1994)
DELGADO-MARTINS, M.R. (1997). “Como aprendem as crianças surdas a ler e a escrever”, NOESIS, Outubro/Dezembro 1997
Education Rights for Deaf Children da Federação Mundial de Surdos, em wfdeaf.org/pdf/policy_child_ed.pdf
ERTING, C. J. (1994). The Deaf Way: perspectives from the International Conference on Deaf Culture, Washington: Gallaudet University
GROSJEAN, F. (1999). “O direito da Criança Surda de Crescer Bilingue”, Universidade de Neuchâtel, Suiça
Guia Europeu da Comunidade Surda (1997). Versão portuguesa, Bruxelas: EUD
JOKINEN, M. (1999). “Alguns pontos de vista sobre a educação dos surdos nos países nórdicos” in SKLIAR, C. (Org), Atualidade da Educação Bilingüe para Surdos, Vol. 1, Porto Alegre: Editora Mediação
JOKINEN, M. (2006). Os utilizadores da Língua Gestual e a Comunidade Surda. Em: Bispo, M; Couto, A.; Clara, M.; Clara, L. (2006). O Gesto e a Palavra I. Editorial Caminho, Lisboa, Portugal
LABORIT, E. (2000): O Grito da Gaivota, Lisboa, Edit. Caminho
LADD, P. (2003). Understanding Deaf culture: In Search of Deafhood . Multilingual Matters Ltd. Clevedon
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