Língua Gestual Portuguesa V

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: LGP30005
Sigla: LGPV
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria José Duarte Freire
Corpo docente: Patrícia Ribeiro Pessoa

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Língua de ensino: Língua Gestual Portuguesa.

Esta UC pretende habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua
língua de trabalho como futuros intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem, terem assimilado os conceitos e formas
subjacentes aos mesmos e que utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de
analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.

Conteúdos programáticos

Aprofundamento das estruturas gramaticais da LGP e da compreensão do seu funcionamento.
Aperfeiçoamento da produção e receção de enunciados complexos em LGP.
Léxico a trabalhar: Constituição da República/Direitos Deveres de Cidadania, política, cidadania, sistema
judicial, sistema social, sistema de saúde, sistema educativo, Descobrimentos, Hino Nacional, poesia,
religião.
O contacto entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças na sala de
aula e para as particularidades de cada uma.
Exercícios: Narrativas/Histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais,
necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um
aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP, bem como algum vocabulário específico
de diferentes áreas de intervenção social, política e cultural, com destaque especial para o vocabulário no âmbito da educação.
O desenvolvimento do vocabulário, bem como das estruturas gramaticais da língua gestual portuguesa,
permitirá o desenvolvimento de competências comunicacionais, tanto na perspetiva do emissor como de
recetor dos enunciados.

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda
desenhada).Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um
acontecimento do quotidiano, etc.) Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda
desenhada sem legendas. Técnica do diálogo. Técnica da conversação em grupo. Imersão total no
ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual).Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.Simulação de situações de
conversação da vida real.Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade
Surda.Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da
UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as
características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos
aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das
aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes
vertentes:
Assiduidade e participação(inclui trabalhos autónomos)– 20% da nota final.
Avaliação LGP prática intermédia -40%
-Avaliação LGP prática final - 40%

COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.

Bibliografia

Bibliografia de LGP I, II, III, IV, e:
Amaral,M.A. A. Coutinho, M.R.Delgado Martins, (1994), Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Edit.Caminho
Lane, H., (1989), When the Mind Ears – A History of the Deaf, New York: Vintage Books
Lane, H., (1997), A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget
Vídeos;
-I Congresso Nacional dos Surdos – Coimbra 1993
-II Congresso Nacional dos Surdos – Valongo 1994
- 10 anos de reconhecimento da LGP - Surd'Universo - 2007

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