Seminário de Projecto

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: LGP30012
Sigla: SP
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Maria José Duarte Freire
Corpo docente: Joana Morêdo Pereira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

e Língua Gestual Portuguesa.

Esta UC pretende criar as condições para a realização de projetos que revelem os aspetos mais significativos trabalhados ao longo do curso. Este trabalho é desenvolvido e enriquecido ao longo do ano letivo e poderá ter um caráter informativo, formativo ou lúdico, mas enquadrado no âmbito da Língua Gestual Portuguesa.
Preparar os discentes para a construção de um projeto em LGP feito em suporte visual, vídeo ou multimédia, acompanhado de um guião escrito descritivo, com base nos conhecimentos adquiridos e através da exploração, por meio de pesquisa académica e trabalho empírico, de uma temática pertinente para o curso de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Conteúdos programáticos

Orientação, aconselhamento e acompanhamento da realização de um projeto final de curso que revele um ou vários dos aspetos mais significativos abordados ao longo do curso.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Conhecer os passos fundamentais para uma pesquisa académica e um trabalho de recolha empírica; saber analisar, selecionar e sintetizar informação diversificada adequada ao tema escolhido para o projeto; construir um produto final estruturado e de interesse para a comunidade surda e o meio académico.

Metodologias de ensino

Exposição de assuntos; análise de documentos e estudos existentes; pesquisa de temas e escolha do tema central do projeto com o apoio da turma e do docente.

Durante o período de isolamento, devido à pandemia de COVID-19, as aulas serão realizadas à distância (EaD) através do uso de meios eletrónicos e plataformas de comunicação online adequadas aos respetivos conteúdos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A exploração de materiais e análise de documentos, bem como a promoção da pesquisa são acompanhadas de um debate e discussão à volta dos diferentes temas abordados, o que ajudará os discentes a selecionar informação e dados importantes para a criação do seu projeto individual e para o seu enriquecimento até à obtenção do produto final.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é centrada no produto final que constitui o projeto em LGP feito em suporte visual que terá três momentos de avaliação, dois intermédios e um final:
1º momento – apresentação do tema com indicação dos tópicos e de uma estrutura provisória (por escrito e em LGP) – 10% nota;
2º momento – apresentação do projeto em fase adiantada de elaboração (em suporte visual em LGP e com esboço do guião escrito) – 20% nota;
3º momento – apresentação e defesa do trabalho final (em suporte visual em LGP e guião escrito) – 70% nota.

COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.

Bibliografia

Toda a bibliografia do curso no que diz respeito aos temas escolhidos.

Bibliografia específica:


BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70
BELL, J. (1997). Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva
BOGDAN, R. e BIKLEN, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma introdução à teoria e aos métodos, Porto, Porto Editora
CARMO, H. e FERREIRA, M.M. (1998). Metodologia da Investigação – Guia para auto-aprendizagem, Lisboa, Universidade Aberta
GHIGLIONE, R. e MATALON, B. (1993). O Inquérito – Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora
POIRIER, J. et al. (1995). Histórias de Vida – Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora
QUIVY, R., L. VAN CAMPENHOUDT (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva

Página gerada em: 2024-04-19 às 23:07:16