Língua Estrangeira - Inglês B2

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: LGP30015
Sigla: LEIB2
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável:
Corpo docente: Elisabete Cristina Simões Lopes

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa tem como base as indicações relativas ao nível B2, de utilizador independente, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). São tidos em conta os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender as ideias principais de textos complexos que tratem de temas quer concretos quer abstratos, incluindo textos de caráter técnico relativos à sua área de especialidade;
- Interagir com falantes nativos de língua inglesa com um grau suficiente de fluência e espontaneidade de forma a que a comunicação ocorra sem dificuldades por parte de nenhum dos interlocutores;
- Produzir textos claros e detalhados sobre vários temas, incluindo a redação de cartas;
- Defender um ponto de vista sobre um determinado assunto, indicando vantagens e desvantagens ligadas às várias opções.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. De seguida, apresenta-se uma lista contendo exemplos de temas e outra lista contendo exemplos de tarefas para serem trabalhados a nível B2, de utilizador independente, do QECR.
Temas: comunicação social; férias e viagens; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; atividades quotidianas; assuntos sociais; ciência; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Plano de contingência COVID-19 (em vigor a partir de 26 de março)

Em consonância com o modelo de ensino à distância, iremos adotar as metodologias e estratégias de ensino apoiadas na plataforma Moodle articulada com o Microsoft Teams e o Zoom, que compreendem atividades síncronas e assíncronas:
- Atividades disponibilizadas na plataforma Moodle (Fóruns, fichas de trabalho, textos e artigos);
- Esclarecimento de dúvidas e apoio aos alunos através do separador “Conversations” do Microsoft Teams
-Vídeo aulas através do Zoom (efetuar pontos de situação, introdução de novos tópicos de discussão, esclarecimento de dúvidas por parte do aluno).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação (em regime EaD)

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
- Participação/interação na plataforma Moodle através da realização das tarefas propostas (20%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e apresentação de resultados (40%);
- Teste escrito adaptado ao formato online (40%).


Nota importante sobre eventual fraude no teste/exame:

De acordo com o nº9 do Despacho nº40/Presidente/2021, de 25 de fevereiro, informa-se os alunos de que, caso haja evidência de fraude aquando da realização do teste, poderá ser solicitada uma prova oral de forma a comprovar os conhecimentos do aluno na área.


Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, os estudantes deverão contactar a docente da UC a fim de indicarem por qual das modalidades optam.

Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade não se aplica em regime de EaD.

Regime não aplicável, em virtude do contexto de contingência atual. Como decretado no ponto nº6 do Despacho n.º 71/Presidente/2020, de 9 de abril: “a contabilização da assiduidade não pode ser utilizada como critério para incluir ou excluir um estudante do regime de avaliação contínua, nem ser utilizada no cálculo da classificação do estudante na UC”.

Bibliografia

Cambridge Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Cambridge Advanced Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Collins COBUILD Advanced Learner’s Dictionary. London: HarperCollins.
Cunningham, S., Moor, P. & Bygrave, J. (2013), Cutting Edge: Upper Intermediate Student's Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Longman Active Study Dictionary. For Intermediate – Upper-Intermediate Learners. London: Pearson Longman.
Longman Dictionary of Contemporary English. For Advanced Learners. London: Pearson Longman.
Murphy, R. (2012). English Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Murphy, R. (2015). Essential Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Oxford Advanced Learner's Dictionary. Oxford: Oxford University Press.

Webliography – Online English dictionaries
http://dictionary.cambridge.org/
https://www.collinsdictionary.com/
http://www.ldoceonline.com//
https://www.merriam-webster.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
http://www.thefreedictionary.com/

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de maneira independente, a um nível que corresponde a B2 do QECR.

Página gerada em: 2024-03-29 às 15:59:12