Código: | MEPAI08 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MIP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires |
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Corpo docente: |
Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos |
Português
. Compreender a especificidade do trabalho de investigação e de intervenção de modo a optar pela modalidade de dissertação ou projeto.
.Identificar áreas /eixos temáticos do projeto de investigação/intervenção.
.Formular / diagnosticar o problema de investigação/intervenção.
. Conhecer os processos e etapas associadas à planificação de um projeto de investigação/ intervenção.
. Conhecer os princípios e as normas éticas de um trabalho de investigação / intervenção.
. Ler criticamente a literatura de referência no âmbito da temática/problemática da pesquisa.
. Identificar as finalidades e características dos métodos / procedimentos de pesquisa (recolha e tratamento de informação).
. Selecionar a metodologia mais adequada à natureza do problema e do contexto a investigar/ intervir (tipo de abordagem, métodos de recolha, análise e interpretação de informações)
.Conceber o pré-projeto de investigação/intervenção — escolha e justificação do tema/motivações, identificação do contexto e do objeto de estudo/intervenção e respetivas opções metodológicas.
. Contexto, natureza, exigências das atividades a desenvolver nas várias modalidades e respetivos produtos: Dissertação ou Trabalho de Projeto.
. Estatuto epistemológico do problema de investigação/ intervenção.
. Concepção de um projeto de investigação e de intervenção: o diagnóstico do problema; a revisão da literatura; os instrumentos de recolha e tratamento da informação empírica.
. Problematização e formulação de questões e objetivos.
. Investigação qualitativa e quantitativa: estudo de caso, investigação-ação, estudos etnográficos, abordagens biográficas, surveys, ...;
. Procedimentos de recolha de informação: observação, inquéritos (entrevistas e questionários), análise documental, ...
. Organização e tratamento de informação.
. Aspectos éticos da investigação e projeto em educação.
. Escrita do pré-projeto de investigação/intervenção — problemática, questões e metodologia geral da investigação/intervenção, planificação das atividades a desenvolver no 2º ano do curso.
A UC tem como finalidade orientar os estudantes na preparação das atividades de investigação /intervenção, pelo que assume uma orientação predominantemente reflexiva, crítica e prática.
A UC constitui-se como um espaço formativo destinado à discussão e identificação de temáticas/áreas de investigação/intervenção, à definição do problema, à construção teórica e metodológica para a concepção do pré-projeto investigação/intervenção (que será operacionalizado durante 2º ano do curso de mestrado).
Neste sentido, a UC abordará os conteúdos acima identificados (relativos aos aspetos éticos, epistemológicos e metodológicos), como base para a iniciação do percurso de investigação/intervenção individual.
Pretende-se ainda que seja um espaço de identificação dos contributos das diferentes UC do mestrado para a construção e aprofundamento da curiosidade epistemológica dos estudantes.
A UC organiza-se em modalidade de seminário, destinada a apoiar a elaboração dos pré-projetos de investigação/intervenção, com o suporte de investigadores/especialistas que apresentarão linhas de investigação e de intervenção, tendo em vista o alargamento de perspectivas dos estudantes e a definição de potenciais temas/problemas/contextos. Haverá momentos de apresentação de conteúdos e sua discussão, promovendo o trabalho autónomo dos estudantes e o debate alargado. Realizar-se-ão tutorias de acompanhamento individualizado do trabalho dos estudantes.
As metodologias de ensino respondem às exigências decorrentes dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Centradas na modalidade de seminário, pretende-se que os estudante desenvolvam um percurso que os oriente para a elaboração do seu pré-projeto de investigação/intervenção. O recurso a investigadores/especialistas/profissionais tem em vista o alargamento de perspectivas dos estudantes e a definição de potenciais temas / problemas/ contextos para a construção do pré-projeto.
As aulas de exposição e discussão do desenvolvimento dos projetos dos estudante constituem um espaço privilegiado para que estes se apropriem dos saberes necessários à finalização do seu projeto de investigação/ intervenção. O seminário permite a partilha, a análise e a discussão dos trabalhos realizados pelos estudantes, clarificando dúvidas, analisando sentidos, relacionando questões práticas e teóricas, através de estratégias interativas e colaborativas.
O trabalho desenvolvido será objeto de avaliação contínua. Pretende-se que os estudantes realizem um trabalho individual final — o pré-projeto de investigação/intervenção.
Produtos e pesos da avaliação contínua:
1) Realização do pré-projeto de intervenção/ investigação (escolha do tema/motivações, definição do contexto e do objeto de estudo/intervenção, problemática, metodologia e técnicas a utilizar) (70%).
2) Qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%).
Avaliação em época de exame /recurso: os estudantes deverão entregar o pré-projeto de intervenção/investigação, mediante negociação prévia com os docentes, sobre os timings e modalidades de apresentação. A classificação obtida corresponderá a 100% da classificação final.
Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.
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Guerra, I. (2006). Fundamentos e processos de uma sociologia de acção. Principia.
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Pires, A., Gomes, E., & Gonçalves, T. (2017). Teorizando espaços entre arte e educação: Génese e desenvolvimento do projeto de investigação. In Assis et al. (orgs.), Ensaios entre arte e educação (pp. 49-67). Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.) (2014). Metodologia das ciências sociais (16.ª ed.). Afrontamento.
Silva, M. I. L. (1996). Práticas educativas e construção de saberes. Metodologias de Investigação-Acção. Instituto de Inovação Educacional.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica. Carta Ética. SPCE.
Stake, R. E. (2016). A arte da investigação com estudos de caso. Fundação Calouste Gulbenkian.
Tuckman, B. W. (2000). Manual de investigação em educação. Fundação Calouste Gulbenkian
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