Fundamentos da Ação Pedagógica

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: MEPHGP105
Sigla: FAP
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MEPHGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes
Corpo docente: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conceber a relação pedagógica estabelecida entre a/o docente e a(s) criança(s) enquanto encontro interpessoal marcado por identidades narrativas
constituídas ao longo da vida.
Perceber e reconhecer as contingências sócio históricas, intrapsíquicas e interpessoais da profissão docente;
Compreender a complexidade da ação pedagógica;
Enquadrar a investigação em educação como uma dimensão inerente ao desenvolvimento do conhecimento profissional docente;
Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva perante o seu percurso de vida na escola e o seu projeto de futuro enquanto profissional do agir
educativo.

Conteúdos programáticos

Módulo I • Dimensões políticas, éticas e epistemológicas da profissão docente
Desafios e dilemas da profissão docente no contexto do sistema educativo português;
A profissão docente enquanto profissão do humano;
As/os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica;
As/os docentes enquanto trabalhadores intelectuais;
O contributo da investigação para o processo de construção do conhecimento profissional docente.
Modulo II • Aprendizagem e ação pedagógica
Currículo e pedagogia: algumas perspetivas;
Ensinar e aprender: natureza dos processos;
Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens e do ensino;
Avaliação: da medida à relação social;
Avaliação formativa: instrumentos e práticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular pretende constituir um espaço de conhecimento e reflexão sobre a ação pedagógica, desencadeando o processo de
construção do conhecimento profissional. Assim, os conteúdos e o trabalho pedagógico organizam-se em dois módulos e incidem respetivamente:
(i) sobre as dimensões políticas, éticas e epistemológicas da profissão docente; (ii) sobre a aprendizagem e a ação pedagógica, procurando
compreender as implicações das opções curriculares e pedagógicas, a natureza da aprendizagem e o lugar da avaliação no processo de ensinoaprendizagem

Metodologias de ensino

As atividades a desenvolver procuram criar condições para concretizar os objetivos desta Unidade Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a iluminam.
Serão organizadas sessões coletivas de análise e debate a partir de leituras recomendadas pelas docentes, sessões de análise e reflexão a partir das histórias de vida das estudantes enquanto crianças/alunas e sessões de preparação de trabalho de campo com vista à recolha de dados sobre as características e os dilemas da profissão docente, com ênfase nas suas dimensões pedagógicas. Estas sessões serão acompanhadas de momentos de exposição por parte das docentes com vista à construção de um quadro teórico de referência que alicerce e amplie a reflexão das
estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias seguidas são variadas de acordo com os objetivos da UC que se pretendem trabalhar. Pretende-se assegurar a centralidade da participação de todas/os as/os estudantes num trabalho de construção do conhecimento, através de diferentes fontes de acesso e construção de conhecimento. Neste sentido, propõe-se uma variedade de estratégias que passam pela leitura comentada, pela biografia e pela recolha de dados empíricos, o que permitirá sedimentar a constatar a complexidade da acção pedagógica e da profissão docente. Em termos de avaliação para além da participação ao longo das sessões de trabalho da UC (aulas) há uma avaliação em grupo sobre os dados recolhidos em trabalho de campo e um trabalho individual onde se pretende perceber a apropriação dos instrumentos conceptuais e sua utilização trabalhados no âmbito desta UC, assim se procurando harmonizar o processo pedagógico e as aprendizagens realizadas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contempla:
- participação ativa das/os estudantes (com evidências de leituras recomendadas e relevância das intervenções nas sessões de debate e partilha) –
20%;
- trabalho individual – 40%;
- trabalho de grupo – 40%

Bibliografia

Gama, S. d. (2011). Diário. Lisboa: Presença.
Gomes, E. X. (2015). Quem tem medo da pedagogia? Contributos da teoria contemporânea da educação para resistir ao regresso ao básico. Revista
Brasileira de Educação, 20 (63), 949-973.
Niza, S. (2012). Escritos sobre Educação. (A. Nóvoa, F. Marcelino, & J. R. Ó, Edits.) Lisboa: Tinta-da-China.
Nóvoa, A. (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. Porto: Asa.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor. Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47, n. 166, 1106-1133.
Daniels, H. ( 2001) Vygotsky e a Pedagogia. Ed. Loyola.
Illeris, K. (2009) Contemporary theories of learnig. London: Routledge
Meurieu, Ph. (1995). La pédagogie entre le dire et le faire. Paris: ESF Éditeur.
Nascimento, E., Gonçalves, J., Fernandes, F., & Leitão, P. (2004). Da ética à utopia em educação. Porto:
Edições Afrontamento.
Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.

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