Necessidades Educativas Especiais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: MPE10019
Sigla: NEE
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE 3
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Francisca da Silva Moura
Corpo docente: Ana Francisca da Silva Moura

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta UC que os futuros professores sejam capazes de:
- conhecer as mudanças concetuais e contributos da investigação que suportam os conceitos de
Necessidades Educativas Especiais e de Escola Inclusiva;
- apoiar o Direito à Educação de Todas as crianças, independentemente das suas características,
interesses e necessidades de aprendizagem;
- analisar criticamente as representações sociais da diferença que contribuem para que se continue a centrar na criança e na família as causas do insucesso escolar;
- desenvolver respostas positivas para todas as crianças que potencialmente irão encontrar dificuldades no contexto educativo, incluindo as que têm deficiências, compreender que estas respostas não dependem só da educação especial;
- compreender a importância do trabalho com as famílias e comunidade;
- participar numa escola capaz de interagir com culturas diferentes da que veicula;
- conhecer a legislação internacional e portuguesa que enquadra o apoio a crianças com NEE

Conteúdos programáticos

I. Da Linguagem da Deficiência às Necessidades Educativas Especiais
A diferença centrada no indivíduo/norma. O modelo médico.
O conceito de Necessidades Educativas Especiais: Uso e abuso?
II. Da Escola Tradicional à Escola Inclusiva: Uma utopia?
Exclusão: Ensinar a todos como se fossem um só
Inclusão: Uma Escola de Todos e para Todos
III. Educação para todos, Direitos da Criança e Ética Profissional
IV. O Professor Construtor da Inclusão: Diferenciar a Pedagogia
A heterogeneidade dos alunos
Diferentes percursos de vida; Diferentes quadros sociais
Diferentes ritmos e tipo de aprendizagem
Trabalhar a resistência: o aluno que não quer, não consegue, não pode apropriar-se do saber


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos contêm e explicitam um conjunto de questões fulcrais sobre as conceções da deficiência que enclausuram o conhecimento das dificuldades escolares dos alunos no modelo médico e na referência a normas, afastando-as de uma perspetiva pedagógica. Evidencia-se que o conceito de Necessidades Educativas Especiais centra o apoio dos professores nas dificuldades dos alunos, na aprendizagem, na adaptação ao currículo e na adaptação à Escola. Procura-se aprofundar e analisar criticamente as representações sociais da diferença que contribuem para que se continue a centrar na criança e na família as causas do insucesso escolar.
Os conteúdos enunciam, na sequência da Declaração de Salamanca, o Direito à Educação de Todas as crianças e jovens independentemente das suas características, interesses e necessidades de
aprendizagem.
Estes aspetos servem os grandes objetivos da UC: desenvolver competências dos professores no sentido da inclusão de todos os alunos e construção de uma escola inclusiva.

Metodologias de ensino

O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada.
Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. À de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se debates.
A metodologia de trabalho utilizada parte da reflexão e análise de situações concretas, que decorrem da reflexão sobre as práticas em diversos contextos, organizam-se modalidades de trabalho diversificadas, como relatos orais de experiências, trabalho de grupo, trabalho individual e a pares.
O acompanhamento tutorial, orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Com as exposições teóricas pretende-se a interrogação crítica dos conteúdos do programa de modo a permitir o envolvimento e a participação dos estudantes no debate sobre as problemáticas em questão.
Procurar-se-á que o trabalho realizado inclua uma reflexão sobre a acção, utilizando situações concretas, relacionadas com práticas pedagógicas que remetem para situações de inclusão e exclusão, numa atitude de análise, fundamentada, mas crítica e de construção de saberes profissionais. Com este objetivo os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida e dos estágios pedagógicos, são considerados recursos fundamentais. Pretende-se também que os saberes a adquirir pelos estudantes sejam construídos em articulação com esses mesmos saberes.
Reforçamos a perspetiva de que a natureza desta Unidade Curricular exige uma apurada articulação
entre a partilha de experiências (dos próprios sujeitos da formação ou de relatos publicados) e as
atividades de natureza teórico-conceptual que confiram sentido e organizem essas experiências. Essa alternância metodológica permite espaços de análise conceptual mas também emocional, dando lugar à reflexão sobre o “outro”, as suas necessidades, circunstâncias de vida, etc.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções
académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num
ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada. O peso deste produto na classificação final é de 100%.

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