As TIC na Educação Pré-Escolar

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: MPE20006
Sigla: TICEPE
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE 3
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria do Rosário da Silva Rodrigues
Corpo docente: Mário Barroso Baía

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

– Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na educação e
em particular na educação pré-escolar.
– Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos.
– Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na educação e a sua articulação com diferentes
opções pedagógicas.
– Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
– Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional omeadamente através das redes sociais.
No termo da Unidade Curricular espera-se que os alunos sejam capazes de;
– Compreender os princípios subjacentes à integração das TIC em contextos educativos;
– Utilizar as TIC em contexto de sala de aula.
– Criticar, planear e desenvolver atividades letivas com recurso às TIC.
– Conceber e realizar projetos educativos com o apoio de software social.

Conteúdos programáticos

– O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar.
– A Internet como recurso educativo.
– Atividades educativas baseadas na Internet.
– Plataformas colaborativas.
– Web 2.0 – potencialidades e implicações para a educação.
Análise e avaliação de software de diferentes tipologias (Jogos, imagens, vídeo)


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC possui duas componentes: uma mais teórica, vocacionada para as questões de investigação e outra
cujo foco é as atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os
alunos conheçam as principais conclusões de investigação nomeadamente quanto às metodologias
apropriadas à utilização das TIC em educação, quanto à validade das propostas educativas e ainda no
papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional dos professores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos construam atividades educativas com base na
Internet e as discutam com os colegas procurando que adquiram competências relacionadas com o
desenvolvimento crítico deste tipo de atividades.

Metodologias de ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
– Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
– Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das TIC em contexto educativo.
– Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização educativa das
TIC.
– Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e
discussão de artigos selecionados. Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com
base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se desta forma que os
alunos debatam experiências de aprendizagem com origem na prática e na investigação educacional.
Um outro bloco de atividades a desenvolver terá em conta a elaboração e discussão de propostas de
atividades adequadas à educação pré-escolar e a sua análise crítica (Jogos, histórias, etc.).

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua
participação nas atividades das diferentes propostas de trabalho nas aulas
– Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas
sessões presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
– Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalho prático (50%) e reflexão final individual (10%)

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