Língua Estrangeira: Inglês (B1)

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: OP00020
Sigla: LEIB1
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
LAS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Cristina Simões Lopes
Corpo docente: Ana Cristina Fontes Domingues Pereira

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa está de acordo com as indicações relativas ao nível B1, de utilizador independente, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). São tidos em conta os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender os pontos principais de informação padronizada sobre assuntos familiares relacionados com o trabalho, a escola, o lazer, etc;
- Gerir a maior parte das situações surgidas em viagem, em regiões em que a língua inglesa é falada;
- Produzir textos simples sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal, incluindo cartas;
- Descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições, assim como apresentar razões e explicações sucintas sobre opiniões e planos.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes, e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem desenvolvidos até ao nível B1, de utilizador independente, do QECR.
Temas: comunicação social; férias e viagens; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; atividades quotidianas; assuntos sociais; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.

Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutorial, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
-Realização de tarefa(s) específica(s) designada(s) pelo docente(10%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e sua apresentação oral em aula (40%);
- Teste presencial escrito (50%).



Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de forma independente, a um nível que corresponde a B1 do QECR.

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