Tecnologias e Comunicação

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: OP00022
Sigla: TC
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo
Corpo docente: Marco António Simões Ventura Antunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Selecionar as ferramentas adequadas, de acordo com os usos pretendidos no âmbito de um projeto;
Promover um uso adequado das principais aplicações das TIC na seleção, organização, tratamento e
apresentação de dados;
Melhorar a capacidade de comunicar com uma audiência, com recurso a suportes tecnológicos diversificados;
Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e
assíncrona;
Trabalhar colaborativamente para a conceção e desenvolvimento de projetos, utilizando plataformas de
comunicação a distância;
Conhecer as potencialidades, limitações e implicações das TIC, de modo a desenvolver uma visão crítica do
seu uso;
Acompanhar os desenvolvimentos recentes das TIC, nomeadamente os ambientes emergentes na Web 2.0,
facilitadores dos processos de publicação e comunicação;
Desenvolver a capacidade de refletir sobre questões éticas da Internet;
Conhecer e desenvolver preocupações de segurança com o uso da Internet.

Conteúdos programáticos

Literacia digital. O acesso à informação. A seleção e avaliação da informação e o seu uso. Segurança e ética na Internet. Hipertexto e hipermédia.
Projeto e trabalho de projeto.
As tecnologias como um recurso fundamental no trabalho de projeto. Ferramentas de trabalho e de comunicação: integração e articulação.
Recolha, organização, tratamento e apresentação de informação de carácter qualitativo e quantitativo.
Plataformas colaborativas, redes e comunidades de aprendizagem. Ambientes construtivistas de aprendizagem.
Características e funcionalidades das plataformas de gestão de aprendizagem.
Características das comunidades de prática.
Potencialidades das ferramentas da Web 2.0. Software social, Blogs, armazenamento na nuvem.
Portefólios digitais.
Do conceito de portefólio ao portefólio digital.
Formas de organização de materiais num portefólio digital


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular pretende que os alunos reflitam e desenvolvam competências em torno do mundo do digital e suas ferramentas, principalmente co que respeita a formas de comunicação com utilização de meios digitais, em particular, aos disponíveis na Internet.
Novas formas de estar e trabalhar no mundo digital são abordadas em torno do desenvolvimento de algum exemplo concreto, utilizando ferramentas digitais.

Metodologias de ensino

Os processos de trabalho compreendem: (a) realização de tarefas práticas de aprofundamento de aspetos relevantes das ferramentas de uso genérico; (b) pesquisa de informação em fontes diversificadas, nomeadamente na Internet; (c) recolha de dados e sua organização, tratamento e apresentação; (d) elaboração de um projeto integrador das tecnologias sobre uma temática relevante; (e) leitura e discussão de temas associados à utilização de recursos digitais no quotidiano; (f) apresentação de projetos com recurso a ferramentas informáticas apropriadas; (g) utilização de ferramentas de comunicação e de plataformas de gestão de conteúdos para publicação de informação e colaboração.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As componentes de trabalho a desenvolver na unidade curricular proporcionam ambientes de trabalho com diversidade e multiplicidade de situações. Os estudantes que participarem nesta unidade devem realizar atividades individuais e de grupo, que permitirão, por um lado, a apropriação dos conceitos teóricos e os conhecimentos de ferramentas informáticas, e por outro lado, o desenvolvimento das competências individuais e de trabalho em equipa.
A leitura e discussão de textos permitirá aos alunos adquirir os conhecimentos teóricos, as atividades práticas permitirão a aquisição de competências no uso do software apropriado a cada caso e no contexto do curso.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação sumativa resulta da combinação de três componentes:
(i) a resolução das tarefas práticas e a participação nos debates (20%);
(ii) uma apresentação em suporte digital de um projeto integrador das TIC, apoiada numa reflexão teórica escrita (45%);
(iii) a elaboração de um portefólio digital (35%)

Regime de assiduidade

De acordo com o regulamento da Instituição.

Bibliografia

Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos ­ Guião prático. Lisboa: DGIDC ­ Ministério da
Educação.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
CNE (2002). Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Dias, P. (2001). Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativa. In Redes de aprendizagem, redes de conhecimento (pp. 85­93). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Patrão, C. & Figueiredo, A. D. (2011). Realizing McLuhan’s Dream in 21st Century classroom. In M. Ciastellardi,
C. M. Almeida, & C. A. Scolari (Eds.). Proceedings McLuhan Galaxi Conference: Understanding Media, Today.
Barcelona, May 23­25, pp. 181­189.
Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A. & Cardoso, D. (2012). Crianças e Internet em Portugal. Coimbra: Editorial
Minerva.

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