Código: | OP00028 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | FOT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Pedro Miguel Rebelo Felício |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Nuno Alexandre Carvalho Ferreira Vieira de Oliveira |
Português
Com esta unidade curricular pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na sociedade em geral e na comunicação social, em particular.
Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes, designadamente:
- Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
- Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
- Identificar e adotar regras de composição fotográfica
- Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
- Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico
Abordagem à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas.
Demonstração prática dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias tecnicamente adequadas.
Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das regras básicas de composição fotográfica.
Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de hábitos e atitudes mais reflexivas.
Os portfólios temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens.
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos fotográficos, dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, demonstrar as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais de uma máquina fotográfica.
No terceiro objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição da imagem fotográfica, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
No quarto objetivo propõe-se aos estudantes que realizem a seleção das suas fotografias a incluir no portfólio.
Ao longo das sessões de trabalho serão realizados:
Visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens à técnica e estética fotográfica e acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes.
Visionamento com debate em todas as sessões de 2 imagens por estudante, procurando a partir desse exemplo introduzir os conteúdos que se prendem com as técnicas e estéticas fotográficas.
As sessões decorrerão procurando ilustrar todos os conteúdos com fotografias, gráfico e esquemas que concorram para a compreensão das problemáticas a abordar.
Para uma abordagem dos aspetos históricos são utilizados diferentes suportes visuais como vídeos, fotografias, esquemas que concorram para a compreensão dos conteúdos seguidos sempre de debate.
As exemplificações gerais serão sempre que possível acompanhadas com material audiovisual, permitem aos estudantes a apropriação dos conhecimentos bem como o conhecimento do funcionamento adequado de uma câmara fotográfica.
A sensibilização para as questões que se prendem com a composição fotográfica são introduzidas a partir do visionamento de vídeos e de imagens fotográficas de especialistas procurando demonstrar as diferentes opções. No acompanhamento individual dos trabalhos dos estudantes é feita a reflexão sobre as questões técnicas e estéticas.
Estimulação á edição das imagens fotográficas utilizando diferentes programas de edição de imagem será uma preocupação.
Os procedimentos mais adequados para os diferentes fins a que as imagens se destinam, o que deve ser evitado no tratamento das imagens e as particularidades dos diferentes programas, constituem as principais preocupações a ter em conta.
O último objetivo prende-se com a competência na escolha e organização de um portfólio fotográfico. Este é concretizado através do acompanhamento individual de cada estudante na escolha das fotografias e organização do seu próprio portfólio. Inicialmente são apresentados diversos trabalhos do género.
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram nos domínios de: técnica fotográfica; criatividade e originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos e participação nas sessões, inclusão das peças solicitadas no portfólio, organização e apresentação do portfólio fotográfico.
Estes parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.
BENDANDI, Luca (2015). Experimental Photography. United Kingdom: HUDSON, & Thames.
SANTOS, Joel (2015). Fotocomposicão. V.N.Famalicão: Centro Atlântico.
SMITH, Ian Haydn (2018). Breve História da Fotografia. Editorial Gustavo Gili
SONTANG, Susan (2012). Ensaios sobre a Fotografia. Quetzal Editores
|