Guionismo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: OP00029
Sigla: GUIO
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves
Corpo docente: Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de escrever um guião literário para curta metragem de forma profissional, original e criativa e ainda:
- Compreender as especificidades da narrativa audiovisual;
- Perceber as diferenças entre a elaboração de guiões literários e de guiões técnicos;
- Reconhecer as principais perspetivas teóricas que fundamentam a escrita de guiões para cinema e televisão;
- Compreender a atividade do guionista;
- Conhecer e mobilizar os múltiplos conceitos e ferramentas inerentes ao exercício da atividade de guionista;
- Desenvolver capacidades de leitura, análise, raciocínio crítico, síntese, organização e escrita e aplicá-las à construção de um guião literário;
- Propor projetos inovadores nesta área.

Conteúdos programáticos

1. História breve da prática de escrita de guiões para cinema e televisão.
2. Modelos de construção do guião. A norma das Master Scenes.
3. Fases de construção do guião literário. A escrita e a reescrita.
4. A ideia.
5. O tema.
6. Os géneros.
7. A estrutura da narrativa e os momentos da narração.
8. Os artifícios narrativos. O espaço e o tempo. Os inícios e os fins.
9. A personagem.
10. A cena e a sequência.
11. O diálogo. 



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os três primeiros tópicos dos conteúdos programáticos são contextualizadores do trabalho a realizar, ajudando a compreender em que consiste a atividade do guionista e quais os vários instrumentos teórico-práticos que este necessita de mobilizar para o seu desempenho. Os tópicos seguintes referem-se aos vários elementos a ter em consideração na construção de um guião literário, tarefa que se pretende que o estudante esteja apto a concretizar no final da unidade curricular.

Metodologias de ensino

Cada aula será composta por duas partes.
Na primeira parte, que terá a duração de 120 minutos, será composta por uma secção expositiva, durante a qual será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos audiovisuais ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise coletiva.
A segunda parte, que terá a duração de 90 minutos, está previsto o acompanhamento prático das diversas etapas da escrita dos trabalhos propostos. Face às sugestões e comentários da docente e dos colegas pretende-se que os estudantes entreguem novos elementos de escrita que serão novamente discutidos. De revisão em revisão, chegar-se-á à entrega da versão final dos trabalhos referidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia adotada na primeira parte da aula tem como propósito permitir aos estudantes testar as conexões entre a teoria e a sua aplicação num trabalho em curso e ajudá-los a refletir acerca do seu trabalho como guionistas, o que lhes permitirá aperfeiçoá-lo e adaptá-lo a críticas e a diferentes perspetivas.
As metodologias de ensino adotadas na segunda parte, pretendem desenvolver a capacidade de conciliar a reflexão teórica com a sua aplicação prática em exemplos concretos, permitindo contribuir para o aprofundamento da compreensão dos conceitos estudados essenciais para o trabalho de guionista.

Metodologia e provas de avaliação

Um trabalho individual de elaboração de um guião literário para uma curta-metragem de ficção, a partir de uma ideia original [100%]. Este implica a concretização dos seguintes elementos parcelares:
a) Nota de intenções [15%]
b) Sinopse [15%]
c) Caracterização das personagens [15%]
d) Sintaxe e Gramática [5%]
e) Guião literário (elaborado de acordo com a norma das Master Scenes) [50%]


Os trabalhos poderão ser entregues presencialmente ou enviados por e-mail.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na sua classificação final.

Aos trabalhos que recorram a plágio, integral ou parcial, será atribuída a classificação de 0 valores.

Regime de assiduidade

Participação dos estudantes regulares
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise assim como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Participação dos trabalhadores-estudantes
Cada caso deverá ser negociado com a docente durante os primeiros 15 dias após o início das aulas.

Bibliografia

Campbell, Joseph (2004 [1949]), The Hero With a Thousand Faces. Princeton, e Oxford: Princeton University Press.
Comparato, Doc (1998 [1993]), Da Criação ao Guião: A arte de escrever para cinema e televisão. Lisboa: Pergaminho.
Cowgill, Linda J. (1999), Secrets of Screenplay Structure. Hollywood: iFilm.
Field, Syd (2005 [1984]), Screenplay: The foundations of screenwriting. Nova Iorque: Delta.
Huet, Anne (2005), Le Scénario. Paris: Cahiers du Cinema.
Mckee, Robert (1997), Story: substance, structure, style and the principles of screenwriting. Nova Iorque: Regan.
Nogueira, Luís (2010), Laboratório de Guionismo. Covilhã: LabCom.IPF.
Propp, Vladimir (2003), Morfologia do Conto. Lisboa: Vega.
Reis, Carlos; Lopes, Ana Cristina (2000), Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina.
Tomás Melgar, Luis (2000), El Oficio de Escribir Cine y Televisión. Madrid: Fundación Antonio de Nebrija.
Vogler, Christopher (2007 [1998]), The Writer’s Journey: Mythic structure for writers. Nova Iorque: Michael Wiese.

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