Produção e Promoção Cultural

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: OP00037
Sigla: PPC
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Planear estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.

Conteúdos programáticos

Módulo I: O Setor Cultural em Portugal

Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural

Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais

Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão divididos em dois módulos. No primeiro, os estudantes aprendem sobre aspetos fundamentais do setor cultural em Portugal, tendo em conta o debate académico e dados sobre a cultura no país: profissões, públicos, politicas, práticas e regime jurídico da cultura. O segundo módulo é voltado para atividades práticas de planeamento, produção e promoção cultural, no qual os estudantes desenvolvem um projeto cultural como trabalho final da UC.

Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias equilibram o debate conceitual sobre o campo cultural com a prática de planeamento, produção e promoção cultural.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Trabalho individual ou em dupla (análise de projeto ou equipamento cultural): 40%
b) Trabalho em grupo (planeamento, promoção e realização de evento cultural): 40%
c) Participação e exercícios em sala de aula: 20%

A avaliação também pode ser feita por exame.


Bibliografia

AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Azevedo, N, (2007). Politicas Culturais, Turismo e Desenvolvimento Local na Área Metropolitana do Porto. Porto: Edições Afrontamento.
Bourdieu, P. (1993). The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. Nova Iorque: Columbia University Press.
Gonçalves, G. & Martins, T. (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros Labcom.
Mendes, C. (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.
Pais, J. M. P. (org); Santos, M. L. (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Silva, D. S. (2012). Jornalismo Cultural – Tendências e desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.
Vargas, C. (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.

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