Código: | OP00037 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
Português
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Planear estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Módulo I: O Setor Cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais
Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais
Os conteúdos programáticos estão divididos em dois módulos. No primeiro, os estudantes aprendem sobre aspetos fundamentais do setor cultural em Portugal, tendo em conta o debate académico e dados sobre a cultura no país: profissões, públicos, politicas, práticas e regime jurídico da cultura. O segundo módulo é voltado para atividades práticas de planeamento, produção e promoção cultural, no qual os estudantes desenvolvem um projeto cultural como trabalho final da UC.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.
As metodologias equilibram o debate conceitual sobre o campo cultural com a prática de planeamento, produção e promoção cultural.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Trabalho individual ou em dupla (análise de projeto ou equipamento cultural): 40%
b) Trabalho em grupo (planeamento, promoção e realização de evento cultural): 40%
c) Participação e exercícios em sala de aula: 20%
A avaliação também pode ser feita por exame.
AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Azevedo, N, (2007). Politicas Culturais, Turismo e Desenvolvimento Local na Área Metropolitana do Porto. Porto: Edições Afrontamento.
Bourdieu, P. (1993). The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. Nova Iorque: Columbia University Press.
Gonçalves, G. & Martins, T. (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros Labcom.
Mendes, C. (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.
Pais, J. M. P. (org); Santos, M. L. (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Silva, D. S. (2012). Jornalismo Cultural – Tendências e desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.
Vargas, C. (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.
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