Oficina Audiovisual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: OP0089
Sigla: OA
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: João Paulo Rodrigues Pires
Corpo docente: Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer e utilizar de forma adequada diferentes meios de comunicação e informação.
- Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas.
- Comunicar e interagir com os outros, promovendo ambientes de trabalho produtivos.
- Conhecer o papel dos materiais e tecnologias na criação de produtos de comunicação audiovisual
- Identificar princípios de organização e expressão audiovisual.
- Revelar conhecimentos básicos da forma e linguagem visual.
- Desenvolver projetos audiovisuais no domínio da tradução e interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Conteúdos programáticos

- Regras de composição e escalas de planos.
- Sensibilidade ISO, velocidade e abertura de diafragma.
- Técnicas de gravação de vídeo.
- Captura e edição não-linear de vídeo.
- A linguagem audiovisual
- Produção de videogramas simples.
- O processo da comunicação.
- Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual.
- A mensagem: conteúdo, destinatário e forma.
- Tradução e integração de/em conteúdos audiovisuais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos no processo de comunicação e de relação entre formas diferentes de comunicar; ao mesmo tempo pretende estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisuais.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a produção de produtos audiovisuais, com preocupações artísticas e estéticas, que permitam uma aquisição de competências na área da expressão e comunicação visual; e para integrar corretamente traduções em Língua Gestual Portuguesa em elementos de comunicação no formato audiovisual.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelos professores ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:

Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos.
Elaboração de um guião técnico para produto audiovisual.
Realização de produtos audiovisuais individualmente e em grupo.
Apresentação e discussão dos trabalhos.

A orientação tutória terá como objetivos (a) orientar o estudo dos alunos; (b) orientar os trabalhos em curso; (c) acompanhar projetos. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário.
Será realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma disponível para tal e/ou ao correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver competências com recurso a uma metodologia centrada na construção e utilização de produtos audiovisuais, totalmente construídos pelos estudantes, individualmente e em grupo. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais e a tradução) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas de saber.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:

a. Participação nas sessões - 20%
b. Videograma individual - 10%
c. Projeto para produto audiovisual com tradução LGP- 20%
d. Produto audiovisual com tradução LGP - 50%

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno, integrado no sistema de avaliação contínua:
a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como no planeamento dos trabalhos;
b) execute os trabalhos práticos propostos.
Os estudantes que optem por não integrar o sistema de avaliação contínua têm oportunidade de fazer um exame, em data e local a designar, nos períodos determinados no calendário escolar para esse efeito.

Os estudantes com estatuto especial, impedidos de estar presentes no número mínimo de sessões atrás referido, devem dar conhecimento dessa situação ao docente, nos primeiros quinze dias de aulas.

Bibliografia

ANG, T. (2003) – Manual de Fotografia Digital. Porto: Civilização. [772(075) ANG-MAN]
ANG, T. (2005) – Manual de Vídeo Digital. Porto: Civilização
ARANSON, I. (s.d.) – DV Filmmaking:from start to finhish. O’Reilly Digital Studio. [778.5:004.42(075.8) ARO-DV]
ARTIS, A. (2008) – The Shut up and shoot: documentary guide. Focal Press.
CAIAZZO, C. - Curso de fotografia e vídeo digital: tudo o que necessita para fazer as melhores fotos e produzir os melhores vídeos. CD’S. [772(075.4) CUR]
CARDOSO, B. (2003) – Vídeo Digital no PC. Lisboa: FCA. [004.3 (036) CAR-VID]
COMPARATO, D. (1992) – Da criação ao guião. Lisboa: Pergaminho. [791.43 COM-CMI]
FERRÉS, J. (1996) - Vídeo e educação 2ª ed Porto Alegre : Artes Médicas [371.33 FER-VID]
SOUSA, R. (1992) – Ver e tornar visível: formulações básicas em cinema e vídeo. Lisboa: Universidade Aberta
WIESE, M. (1991) - Film directing shot by shot-visualizing from concept to screen Studio City, CA . [778.5 KAT-FIL]

Observações

Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (50%) - teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1h30m.
Componente 2 (50%) - apresentação e discussão oral (30 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 1 a 2 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.

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