Código: | PA01 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes |
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Corpo docente: |
Delfim Pedro Pereira de Jesus Ramos |
Português
De forma a uma alfabetização audiovisual, a linguagem audiovisual deve ser abordada pelo seu conceito base, a literacia visual e desenvolvida para as novas terminologias próprias da linguagem audiovisual.
Dessa forma, entende-se que devem ser abordados os elementos básicos visuais bem como as formas de composição e organização visual, para que posteriormente, sejam trabalhados os conceitos inerentes aos discursos e géneros audiovisuais.
- Compreender e identificar os elementos visuais em imagens fixas e em movimento;
- Compreender e identificar elementos de composição visual;
- Identificar e analisar diversos géneros e discursos audiovisuais;
- Compreender as especificidades da expressão e comunicação audiovisual em função dos diferentes géneros e discursos.
Elementos básicos visuais:
- ponto, a linha, a textura, os valores (luz), a cor e a forma.
Elementos de composição visual:
- plano, movimento, tempo, equilíbrio, peso, tensão.
Elementos da linguagem audiovisual:
- plano, cena, sequência;
- plano - escala, ângulos e pontos de vista, movimento;
- composição - equilíbrio, tensão, peso;
- regras e continuidade;
- estética e valores.
Géneros e discursos audiovisuais:
- ficcional, lúdico e real;
- cinema;
- televisão;
- híbridos.
Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos face ao envolvimento, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisual.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição da literacia audiovisual, com preocupações artísticas e estéticas, que permitam uma aquisição de competências na área da expressão e da comunicação visual.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância da imagem fixa, do áudio e da imagem em movimento, para que possam conceber e construir produtos audiovisuais, que não só transmitam claramente os valores pretendidos, mas também denotem as preocupações estéticas de um produto artístico pensado com rigor e com criatividade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou de pequenos grupos, a partir da informação fornecida diretamente pelos professores, ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(c) Leitura, discussão e análise de áudio;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de pequenos produtos audiovisuais em aula;
(f) Realização de um produto audiovisual individual com critérios definidos, acompanhado de reflexão crítica;
(g) Apresentação e discussão dos trabalhos.
Pretende-se com esta Unidade Curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas do saber.
Avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de Avaliação Formativa e. Sumativa, consubstanciando-se nos seguintes elementos:
- Participação e empenho nas tarefas e projetos – 15%
- Exercícios práticos realizados individualmente - 35%
- Conteúdos audiovisuais produzidos em equipas de 4 elementos – 35%
- Teste escrito / Ficha de avaliação - 15%
Classificação
A avaliação final da UC será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, informem, obrigatoriamente, este estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a U.C. poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
PUDOVKIN, VSEVOLOD (1961) - Argumento e Realização. Lisboa: Arcádia
WIESE, M. (1991) - Film directing shot by shot : visualizing from concept to screen Studio City, CA .
MARNER, T. (1999) – A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
MILLERSON, G. (s.d.) – Técnicas de Realizacion y produccion en television. Madrid:IORTV.
WATTS, HARRIS (2000) - Direção de Câmara. SP Brasil: Summus Editorial.
MURCH, Walter (2004) - Num Piscar de Olhos - A Edição de Filmes sob a Ótica de um Mestre, Zahar.
MARTIN, MARCEL (2005) - A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro.
GARDIES, René (2006) - Compreender o cinema e as imagens. 1ª edição 2001.
GRILO, JOÃO MÁRIO (2007) - As Lições do Cinema. Lisboa: Edições Colibri.
RABIGER, M. (2008) - Directing : film techniques and aesthetics. 4th ed Burlington, MA ; Oxford : Focal.
LOPES, SANDRA (2014) – Manual Prático de Produção. Lisboa: Chiado Editora.
CHION, MICHEL (2016) - A Audiovisão - Som e imagem no cinema, Texto&Grafia.
VAN SIJLL, JENNIFER (2017) - A Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento, WMF Martins Fontes.
Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial).
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%) - teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%) - apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.
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