Código: | PA08 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | HCM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa |
Português
Conhecer e compreender, de uma forma problematizadora, a realidade contemporânea nacional;
Compreender e avaliar, de forma crítica, a integração regional e mundial da História Contemporânea portuguesa;
Mobilizar conhecimentos do passado recente, numa perspectiva crítica, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro;
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, revelando conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico;
Distinguir os discursos do senso comum e da ciência histórica compreendendo as suas relações;
Desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social e na relação com os Media;
Conhecer a evolução e o papel dos media na construção da História Contemporânea.
A revolução liberal e os Media
1.1. Antigo Regime e revolução liberal - continuidade e rutura.
1.2. A imprensa no séc. XIX
1.3. Do liberalismo monárquico à queda da monarquia constitucional.
2. O regime republicano
2.1. A República numa Europa monárquica.
2.2. A imprensa e o regime – convivência e confronto.
3. O Estado Novo e os Media
3.1. Organização e evolução.
3.2. Imprensa, rádio, televisão, cinema, fotografia – censura e cultura do regime
4. Os Media e o 25 de abril 1974 – revolução e ruturas
4.1. Imprensa nacional e regional
4.2. Do amadorismo das rádios pirata à internet
4.3. Televisão - técnica, cultura, cidadania, expansão e impacto social. Do serviço público aos canais privados e à televisão global
4.4. Meios de comunicação e cibermedia – produção e utilização
4.5. Meios de comunicação e cidadania
Esta UC, enquanto parte integrante deste Curso tem de criar, de uma forma global e geral, o contexto em que se insere a profissão.
Conhecer as diversas épocas históricas da contemporaneidade e relacionar as diversas histórias dos diversos media com tais tempos é pois uma das finalidades desta UC.
As sessões presenciais decorrem sempre em dois tempos: reflexão sobre uma temática abordada em cada sessão e apoio a trabalho de intervenção a realizar ao longo do semestre.
Há textos teóricos que são apresentados em sessão presencial e que, posteriormente, são objeto de reflexão, por escrito, para trabalho fora das aulas.
Unir trabalho teórico de contextualização da história dos diversos media e as produções, de investigação, que cada grupo de dois estudantes elaboram, é a estratégia mais adequada a este tipo de Uc e de conhecimentos que pretende desenvolver.
Para atingir os fins enunciados a avaliação reveste-se de formas diversas:
- produção de pequenos textos em cada sessão presencial
- investigação sobre 3 figuras destacadas da história contemporânea na área da história e dos media
-produção de um ePortefólio com a história de um dos media de entre nove áreas possíveis.
-intervenção oral e crítica durante as apresentações dos trabalhos finais realizados.
Estudantes devem ter presença regular nas sessões.
NO caso dos trabalhadores/as-estudantes é possível a negociação de uma intervenção adicional sobre um tema da história de outro media diferente daquele que elaboraram em pequeno grupo.
Cabrera, A. (2006) - Marcello Caetano: poder e imprensa. Lisboa: Livros Horizonte.
FÉRIN, I. (2002) – Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
LEMOS, Mário M. (2006) - Jornais Diários Portugueses do Século XX: Um Dicionário. Coimbra: CEIS XX,Ariadne Ed.
Mattoso, J. (coord.) (1994). História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
Ramos, R. (Coord.) (2011). História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros.
Rosas, F. (2013) – Salazar e o poder: a arte de saber durar. Lisboa: Tinta-da-China.
Silva, Elsa C. (2004). Os Donos da notícia: concentração da propriedade dos Media em Portugal. Porto: Porto Editora
e ainda:
Gombrich, E. H. (1935/2005). A little history of the world.
https://www.researchgate.net/file.PostFileLoader.html?id...assetKey...
Hobsbawm, Eric (1994) The Age of Extremes: The Short Twentieth Century, 1914–1991. https://libcom.org/files/Eric%20Hobsbawm%20-%20Age%20Of%20Extremes%20-%201914-1991.pdf
Hobsbawm, Eric (2002). Interesting Times: A Twentieth-century Life. N York: Pantheon Books.
Hobsbawm, E. & Ranger, T. ed. (1983). The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge University Press.
Judt, T. (2008). Reappraisals: Reflections on the Forgotten Twentieth Century. New York: Penguin Books.
Loomba, A. (1998/2005) – Colonialism/postcolonialism.
http://samples.sainsburysebooks.co.uk/9781134267866_sample_497169.pdf
Maalouf, A. (2000). In the Name of Identity: Violence and the Need to Belong. New York: Penguin Books.
Ramos R.; Sousa, B. V.; Monteiro, N. (2011). História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros.
Santos, B. (2002) O Mundo na Era da Globalização. Lx: Presença.
Sardica, José Manuel (2011). O Século XX português. Lisboa: Texto.
Sen, A. (2006). Identity and Violence: The Illusion of Destiny. New York: W. W. Norton & Company. https://books.google.pt/books?id=zSqBAAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Zweig, S. Stefan (1942/1964). The world of yesterday. Nebraska: U of Nebraska Press.
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