História Contemporânea e dos Media

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: PA08
Sigla: HCM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPPA 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Maria Pires Pessoa
Corpo docente: Ana Maria Pires Pessoa

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e compreender, de uma forma problematizadora, a realidade contemporânea nacional;
Compreender e avaliar, de forma crítica, a integração regional e mundial da História Contemporânea portuguesa;
Mobilizar conhecimentos do passado recente, numa perspectiva crítica, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro;
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, revelando conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico;
Distinguir os discursos do senso comum e da ciência histórica compreendendo as suas relações;
Desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social e na relação com os Media;
Conhecer a evolução e o papel dos media na construção da História Contemporânea.
Identificar as condições de interpelação entre a História Contemporânea e so Média.
Conhecer a História de todos os Média (do livro, à imprensa, à fotografia, ao cinema, à rádio, à televisão, aos novos Média e Agências de Notícias).
Entender a relação entre os média e contextos de produção dos mesmos.
Saber ler os média nas suas diversas vertentes.

Conteúdos programáticos

A revolução liberal e os Media
1.1. Antigo Regime e revolução liberal - continuidade e rutura.
1.2. A imprensa no séc. XIX
1.3. Do liberalismo monárquico à queda da monarquia constitucional.
2. O regime republicano
2.1. A República numa Europa monárquica.
2.2. A imprensa e o regime – convivência e confronto.
3. O Estado Novo e os Media
3.1. Organização e evolução.
3.2. Imprensa, rádio, televisão, cinema, fotografia – censura e cultura do regime
4. Os Media e o 25 de abril 1974 – revolução e ruturas
4.1. Imprensa nacional e regional
4.2. Do amadorismo das rádios pirata à internet
4.3. Televisão - técnica, cultura, cidadania, expansão e impacto social. Do serviço público aos canais privados e à televisão global
4.4. Meios de comunicação e cibermedia – produção e utilização
4.5. Meios de comunicação e cidadania: os média e as tecnologias ao serviço de uma sociedade democrática e pluralista.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC, enquanto parte integrante deste Curso tem de criar, de uma forma global e geral, o contexto em que se insere a profissão.
Conhecer as diversas épocas históricas da contemporaneidade e relacionar as diversas histórias dos diversos media com tais tempos é pois uma das finalidades desta UC.
A utilização constante e quotidiana de diversos tipos de média exige que estes sejam vistos em relação com cada época em que foram criados e nas quais exercem influência e, em algumas, tornam-se hegemónicos. Saber ler os média, a partir da história de cada um deles em relação com as épocas históricas em que foram ganhando protagonismo, é fundamental para um conjunto de estudantes de uma área em que os média são usados mas nem sempre pensados.

Metodologias de ensino

As sessões presenciais decorrem sempre em dois tempos: reflexão sobre uma temática abordada em cada sessão e apoio a trabalho de intervenção a realizar ao longo do semestre.
Há textos teóricos que são apresentados em sessão presencial e que, posteriormente, são objeto de reflexão, por escrito, para trabalho fora das aulas.
A realização de um trabalho académico na área da História dos Média, em sessões presenciais, pelo menos em 3 aulas, exige um acompanhamento constante da professora aos diferentes grupos de trabalho. Em simultâneo, desenvolvem-se um conjunto de competências na área da investigação que serão fundamentais para estes estudantes, na sua vida profissional na área da produção audiovisual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Unir trabalho teórico de contextualização da história dos diversos média e as produções, de investigação, que cada grupo de dois estudantes elaboram, é a estratégia mais adequada a este tipo de Uc e de conhecimentos que pretende desenvolver.
A ligação entre História Contemporânea e a História dos Média permite que as/os estudantes compreendam que, para além das competências de manuseamento e criação de produtos multimédia, a contextualização dessas produções no meio socio-político, económico e cultural é de primordial importância para compreender o mundo aual.
Esta perspetiva de trabalho parte sempre da concessão teórica de trabalhar a "história a partir de baixo" (Thompson, 1963; Hobsbawm, 2002).

Metodologia e provas de avaliação

Para atingir os fins enunciados a avaliação reveste-se de formas diversas:
- produção de pequenos textos de reflexão após cada sessão presencial: estas anotações diárias são sobre temas abordados em sala de aula; este ano, cada estudantes tem de apresentar 5 reflexões,. classificadas e avaliadas. A grelha de orientação e de classificação é do conhecimento de todas/os estudantes. Se alguém entregar antes do prazo definido, pode voltar a refazer a reflexão, apenas em caso de ter avaliação negativa.
- realização de uma visita de estudo, obrigatória, a um espaço, em Lisboa, adequado ao tema base da UC: a ligação entre a História Contemporânea e a História dos Média. Neste ano, a visita é feita à Praça do Império, para tornar visível o invisível. A visita tem duração de 3 horas, presencial mas tem horas em sala de aula (para preparação) e materiais entregues antecipadamente. No final há que fazer um trabalho sobre preparação, realização e reflexão sobre a visita, até oito dias depois da realEste ano,, se houver algum/a estudantes que não possa comparecer nesta visita, está prevista a possibilidade de realizar uma visita à Setúbal negra: séc. XV_XVII, em Setúbal.
Se houver estudantes que façam ambas as visitas, podem fazer os dois relatórios; a classificação final corresponde àquela que for mais elevada.
-realização de um trabalho de investigação, em pequeno grupo, sobre a História de um média - realização da pesquisa e concretização em sala de aula + competências na área de trabalho em grupo + percurso de investigação.
-Intervenção oral e crítica durante as apresentações dos trabalhos finais realizados- heteroavaliação de cada trabalho/interveniente.
A cotação é a seguinte:
trabalho em grupo - 55% + aulas 15% + visita estudo 30%

Regime de assiduidade

Estudantes têm de ter presença regular nas sessões. Os trabalhos realizados em sessões presenciais têm de ser elaborados em sala de aula. O percurso e a consecução são avaliáveis em simultâneo. Há obrigatoriamente o registo de heteroavaliação de cada elemento do grupo. Cada grupo entrega a cada um dos outros uma súmula do trabalho e o ppt.
No caso dos trabalhadores/as-estudantes é possível a negociação de uma intervenção adicional sobre um tema da história de outro média diferente daquele que elaboraram em pequeno grupo.

Observações

Para estudantes que não sejam avaliados em avalição contínua será obrigatória a presença numa tutoria até 15 antes da data do exame final de semestre da UC.


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