Produção Audiovisual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: PA09
Sigla: PA
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPPA 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: João Pedro de Campos Duarte Antunes
Corpo docente: Delfim Pedro Pereira de Jesus Ramos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo;
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial;
Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas;
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos;
Desenvolver projetos audiovisuais segundo os
princípios de organização e expressão audiovisual.

Conteúdos programáticos

Produção
O alinhamento produtivo do cinema
Equipas e tarefas específicas
Coordenação de equipas em contexto de rodagem
Gestão de recursos humanos e materiais

Linguagem Audiovisual
A sequência, a cena e o plano;
A elipse;
Os “raccords”;
Composição e perspectiva;
Movimentos de câmara.

Meios de Produção
Iluminação;
Materiais sensíveis e seus suportes;
Técnicas e tecnologias de iluminação artificial;
Técnicas e tecnologias de trabalho com iluminação natural;
Iluminação em estúdio.

Áudio
Captura de áudio;
Técnicas e tecnologias de gravação de áudio assíncrono e síncrono (e.g. gravadores, microfones, cabos, suportes);
A banda sonora e o movimento.

Imagem em Movimento
Técnicas e tecnologias de gravação de vídeo (e.g. câmaras, tripés, dolly, steadicam);
A câmara como ferramenta de storytelling;
Captura de vídeo;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual.

Software

Adobe Premiere

Blackmagic Davinci Resolve


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Objectivo:
Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo.

Conteúdos Programáticos:
Imagem em Movimento
Técnicas e tecnologias de gravação de vídeo (e.g. câmaras, tripés, dolly, steadicam);
A câmara como ferramenta de storytelling;
Captura de vídeo;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual.

Áudio
Captura de áudio;
Técnicas e tecnologias de gravação de áudio assíncrono e síncrono (e.g. gravadores, microfones, cabos, suportes);
A banda sonora e o movimento.

Objectivo:
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial.

Conteúdos Programáticos:
Iluminação
Materiais sensíveis e seus suportes;
Técnicas e tecnologias de iluminação artificial;
Técnicas e tecnologias de trabalho com iluminação natural;
Iluminação em estúdio.

Objectivo:
Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos:
A aplicação prática de noções teóricas na realização de exercícios de estilo ou em situações de rodagem com restrições pré-estabelecidas, incentiva o aluno a observar, analisar e criar a solução. O aluno, confrontado com o resultado e tendo em conta a transformação do conceito original moldado pelas decisões tomadas em resposta às condições com que se deparou, desenvolve a capacidade de identificar, confirmar e questionar, ou não, os procedimentos e suas consequências.

Objectivo:
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos.

Conteúdos Programáticos:
O alinhamento produtivo do cinema;
Equipas e tarefas específicas;
Gestão de recursos humanos e materiais;

A gestão de diferentes conceitos, ideias e metodologias de trabalho entre alunos possibilitará a partilha de conhecimentos e diversidade de respostas à solução de problemas.

Objectivo:
Desenvolver projectos audiovisuais segundo os princípios de organização e expressão audiovisual.

Conteúdos Programáticos:
Linguagem Audiovisual
A sequência, a cena e o plano;
A elipse;
Os raccords;
Composição e perspectiva;
Movimentos de câmara;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual;
Coordenação de equipas em contexto de rodagem.

Metodologias de ensino

A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de rodagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos. Assim, o domínio técnico reforçará o conhecimento teórico, e a regularidade da prática forçará a evolução da linguagem a nível técnico e artístico.
Os progresso na realização dos conteúdos produzidos pelo estudante será objecto de acompanhamento e avaliação contínua.

COVID-19
- Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams, no horário da aula, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
- Disponibilização de documentos para consulta no Microsoft Teams.
- Fóruns de debate no Microsoft Teams, organizados por temáticas e fumções do sector audiovisual.
- Acompanhamento assíncrono dos fóruns e atividades propostas no Microsoft Teams.
- Desenvolvimento de trabalhos individuais e em equipa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Uma produção audiovisual é essencialmente um trabalho de equipa. Qualquer estudante desta unidade curricular, para produzir um conteúdo, tem de adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações e, para isso, precisa de comunicar e interagir com os outros para conseguir ambientes de trabalho colaborativos e produtivos.
A prática regular de exercícios de rodagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na concepção como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
A análise crítica dos trabalhos em execução e finalizados proporcionam um crescimento e uma aprendizagem colectiva. A turma funciona como um focus group esclarecido e especializado na análise do conteúdo e na aferição da adequação das decisões técnicas e artísticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e terá a seguinte ponderação:

Domínio técnico dos meios de produção - 20%
Testes e exercícios individuais - 25%
Desempenho de funções e colaboração em equipa - 15%
Produto audiovisual de grupo - 25%
Níveis de envolvimento, participação relevante e assiduidade - 15%

COVID-19
Contínua:
• Participação nas sessões síncronas e nos fóruns de debate no Microsoft Teams – 20%
• Trabalho individual / em pequena equipa – 10%
• Trabalho em equipa – 25% (aulas presenciais*)
• Articulação dos conhecimentos multidisciplinares teóricos com a execução prática do projeto (aulas presenciais*) – 15%
• Produção do projeto final (aulas presenciais*) – 30 %

Exame:
• Componente prática presencial em estúdio (50%)
• Componente escrita (50%)

Regime de assiduidade

Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

COVID-19
Regime não aplicável.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Kenworthy, Christopher;Master Shots Vol 3: The Director's Vision: 100 Setups, Scenes and Moves for Your Breakthrough Movie, Michael Wiese Produc

Arijon, Daniel;Grammar of the Film Language, Silman-James Pr, 1991
Artis, Anthony Q. ;The Shut up and shoot: documentary guide, Focal Press, 2014
Bernard, Sheila Curran;Documentary Storytelling: Creative Nonfiction on Screen, Focal Press, 2010
Kenworthy, Christopher;Master Shots Vol 1, 2nd edition: 100 Advanced Camera Techniques to Get An Expensive Look on your Low Budget Movie, Michael Wiese Productions, 2012
Kenworthy, Christopher;Master Shots Vol 2: Shooting Great Dialogue Scenes, Michael Wiese Produc

MERCADO, Gustavo;The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2010

Bibliografia Complementar

Bricca, Jacob;Documentary Editing: Principles & Practice, Routledge, 2017
Vários;AMERICAN CINEMATOGRAPHER MANUAL (2013), The ASC Press, 2013

Observações

Plataformas online a utilizar: CeltX, Microsoft Teams, Microsoft Office 365.

*Esta UC tem um forte cariz prático e laboratorial, pelo que a sua total adaptação a um sistema de ensino a distância não é possível. Os conteúdos sessões de rodagem não são adaptáveis a esse sistema.

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